foto: Montagem com imagens de Pedro Souza/Atlético e Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Atlético x Corinthians será confronto com boas chances de "lei do ex"
O confronto direto entre Atlético e Corinthians revela algumas possibilidades para que a famosa "lei do ex" se cumpra. Isso porque a partida válida pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro marcará vários reencontros no Mineirão, em Belo Horizonte.
A "lei do ex" é mais uma das tradicionais expressões populares do futebol. Segundo vários apaixonados pelo esporte, um jogador sempre tem maiores possibilidades de balançar as redes quando enfrenta um time que já defendeu.
Neste domingo (24), às 16h, Atlético e Corinthians terão oportunidades de colocar o "mandamento" à prova. Pelo lado do Galo, Guilherme Arana, Pedrinho e Jemerson já tiveram passagens pelo rival. Já do lado do Timão, Fábio Santos e Róger Guedes defenderam as cores do clube mineiro.
Chances menores para o Atlético?
Entre os ex-corinthianos do Atlético, apenas o lateral-esquerdo Guilherme Arana deve ser titular. Revelado pelo Timão, o defensor de 25 anos fez 85 jogos pelo clube paulista, contribuindo com quatro gols e nove assistências. Ele conquistou dois Brasileiros e um Estadual em São Paulo.
Já pelo Atlético, os números ofensivos de Arana são bem melhores. Em 131 compromissos com o Galo, o lateral-esquerdo marcou 14 gols e ofereceu 24 assistências. Multicampeão, ele já tem seis títulos em Belo Horizonte.
No fim do ano passado, o Atlético emprestou Alan Franco ao Charlotte FC. Ele está no Talleres, da Argentina. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Ademir foi contratado pelo Atlético após o fim do vínculo com o América. - foto: Divulgação/AtléticoMeio-campista Guilherme Castilho voltou de empréstimo do Juventude. Clube deseja vender o jogador em definitivo nesta janela de transferências. - foto: Pedro Souza/AtléticoMeia Nathan foi emprestado ao Fluminense no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Fábio Gomes foi contratado no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Diego Costa rescindiu com o Atlético no início deste ano. - foto: Divulgação/AtléticoMeia Hyoran foi emprestado ao Bragantino em janeiro. - foto: Divulgação/AtléticoVolante Otávio foi emprestado ao Atlético em fevereiro pelo Bordeaux, da França. Ele já assinou em definitivo com o Alvinegro. - foto: Divulgação/AtléticoVolante Tchê Tchê rescindiu com o Atlético em abril para assinar em definitivo com o Botafogo. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Luis Otávio Echaporã foi emprestado para a Ponte Preta em abril. - foto: Divulgação/AtléticoZagueiro Micael foi emprestado ao Houston Dynamo, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoMeia Dylan foi vendido ao New England Revolution, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoAtacante Savarino foi vendido ao Real Salt Lake, dos Estados Unidos, em abril. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube desde que deixou o Metz, da França, zagueiro Jemerson foi contratado pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube desde que deixou o Shenzen FC, da China, atacante Alan Kardec assinou pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoEmprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, meia-atacante Pedrinho assinou pelo Atlético em junho. - foto: Divulgação/AtléticoNo fim de junho, jovem atacante Sávio foi vendido ao Grupo City. Ele foi repassado ao PSV, da Holanda. - foto: Divulgação/AtléticoSem clube após o fim do contrato com o Boca Juniors, da Argentina, atacante Cristian Pavón assinou pelo Atlético em julho. - foto: Divulgação/Atlético
Por sua vez, o meia-atacante Pedrinho, também revelado pelo Corinthians, deve ocupar o banco de reservas no Mineirão. O jogador de 24 anos balançou as redes 11 vezes e deu 13 passes para gol pela equipe paulista em 134 partidas pela equipe paulista, sendo tricampeão estadual e campeão brasileiro.
Por fim, quem completa a lista de ex-corinthianos no Galo é o zagueiro Jemerson, revelado pelo Atlético. O defensor, que jogou pelo Timão entre 2020 e 2021 (três gols e uma assistência em 21 jogos), deve ser relacionado pela primeira vez nesse retorno ao Alvinegro, mas é improvável que seja acionado durante a partida..
"Goleadores" ex-Galo no Corinthians
O Corinthians conta com dois "goleadores" que já defenderam as cores do Atlético. São eles: o lateral-esquerdo Fábio Santos e o atacante Róger Guedes.
Ídolo histórico do Timão, Fábio Santos - que jogou no Galo entre 2016 e 2020 - é um dos melhores cobradores de pênalti do futebol brasileiro. Com grande aproveitamento na marca da cal, o defensor já tem 11 gols em 87 jogos nesta segunda passagem pelo clube paulista.
Por sua vez, Róger Guedes teve curta, mas marcante passagem pelo Atlético. Em 2018, o atacante marcou 13 gols e ofereceu três assistências em 28 jogos pelo Galo - contribuindo para um ótimo início de Campeonato Brasileiro naquela temporada.
Antonio Mohamed foi apresentado como técnico do Atlético no dia 25 de janeiro. Argentino assumiu o cargo deixado por Cuca, multicampeão com o Galo no ano anterior Em fevereiro, Turco conquistou o primeiro título pelo Atlético: a Supercopa do Brasil, com vitória sobre o Flamengo, nos pênaltis - foto: Pedro Souza / AtléticoA primeira derrota de Turco pelo Atlético foi diante da URT, pelo Campeonato Mineiro - foto: Pedro Souza/AtléticoEm abril, Mohamed celebrou a conquista do Campeonato Mineiro, conquistado sobre o rival Cruzeiro, no Mineirão - foto: Pedro Souza/AtléticoDerrota para o América, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro, foi uma das cinco sofridas pelo Atlético sob o comando de Turco - foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PressNa derrota para Tolima em casa, pela fase de grupos da Copa Libertadores, Turco também foi alvo de protestos da torcida - foto: Pedro Souza/AtléticoNo empate por 1 a 1 com o Santos, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, Antonio Mohamed foi vaiado pela torcida - foto: Pedro Souza/AtléticoDerrota por 5 a 3 para o Fluminense, no Rio, endossou questionamentos da torcida ao trabalho de Turco no Galo - foto: Pedro Souza/AtléticoVitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, pelo Brasileiro, deu sobrevida a Turco no cargo. Treinador era criticado por atuações e resultados ruins do Atlético - foto: Pedro Souza/AtléticoNova vitória sobre o Flamengo, desta vez pela Copa do Brasil, aliviou ainda mais a pressão sobre Mohamed - foto: Pedro Souza/AtléticoGalo, no entanto, acabou eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil, com má apresentação do time comandado por Antonio Mohamed, no Maracanã - foto: Pedro Souza/AtléticoEmpate com o Cuiabá, na Arena Pantanal, marcou o fim da 'era Antonio Mohamed' no Atlético. Foram 45 jogos de Turco à frente do Atlético nesta temporada, com 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas - quase 70% de aproveitamento - foto: Pedro Souza/Atlético
Desde 2021 no Corinthians, o jogador de 25 anos soma 17 tentos e cinco assistências em 57 compromissos pela equipe paulista. Assim como Fábio Santos, ele deve ser titular contra o Atlético.
Galo e Timão medirão forças às 18h deste domingo (24), no Mineirão. Empatados na tabela com os mesmos 32 pontos, ambos querem colar no líder Palmeiras, que tem 36. O Corinthians (vice-líder), com uma vitória a mais, tem vantagem na classificação sobre o Atlético (3°).