Bahia
None

BAHIA

Bahia oficializa Enderson Moreira, ex-América, como novo técnico

Treinador assumirá o Tricolor de Aço até o fim da temporada

postado em 17/06/2018 10:22

Divulgação/Bahia
Minutos depois de o América anunciar o pedido de demissão do técnico Enderson Moreira, o Bahia oficializou o profissional como novo comandante do time. O comunicado do clube alviverde já indicava que o treinador iria acertar com o Tricolor de Aço, que confirmou o acordo ainda na noite desse sábado. O contrato é válido até o fim da temporada.

Enderson chega ao Bahia para substituir Guto Ferreira, demitido no dia 3 de junho, após derrota para o Grêmio no Campeonato Brasileiro. Desde então, a diretoria tricolor passou a ter o então técnico do América como alvo principal. Nessa semana, em entrevista à Rádio Itatiaia, Enderson minimizou o interesse do clube soteropolitano, afirmando que estava focado no time alviverde.

Entretanto, de acordo com o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, Enderson Moreira aceitou negociar apenas quando o Campeonato Brasileiro parasse em função da Copa do Mundo na Rússia.

“Enderson sempre foi o nosso foco desde a saída de Guto Ferreira. Treinador moderno, com bons rendimentos por onde passou. Como só aceitou negociar durante a pausa do Brasileirão, só foi possível anunciar agora, depois de chegarmos a um acerto com ele”, explicou o mandatário ao site oficial do Bahia.

Junto com o treinador, também chegam ao Bahia o auxiliar técnico Luís Fernando Flores, o preparador físico Edy Carlos Toporowicz e o treinador de goleiros Ailton da Hora.

Passagem pelo América

Enderson chegou ao América no fim de julho de 2016. Ele foi contratado para substituir o português Sérgio Vieira que, assim como seu antecessor, Givanildo Oliveira, não conseguia bons resultados na Série A do Campeonato Brasileiro.

Desde então, Enderson dirigiu o América em 111 partidas, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas – aproveitamento de 48,34% dos pontos. Foram 112 gols a favor e 110 contra.

Se, por um lado, a campanha no restante da Série A de 2016 faz cair o aproveitamento em pontos, por outro, o sucesso da temporada passada, com o título da Série B do Brasileiro marca o treinador na história do clube.

Enderson Moreira deixa o América como o quinto treinador que mais comandou o clube na história. Ele fica atrás apenas de Yustrich, Givanildo Oliveira, Jair Bala e Flávio Lopes.

Confira lista dos treinadores que mais comandaram o América:

1) Yustrich – 278 jogos

2) Givanildo Oliveira – 235 jogos

3) Jair Bala – 232 jogos

4) Flávio Lopes – 151 jogos

5) Enderson Moreira – 111 jogos

6) Formiga – 107 jogos

7) Arthur Nequessaurt – 103 jogos

Tags: Enderson Moreira seriea futnacional americamg bahiaba