Botafogo
None

CRUZEIRO

Jogar para frente e 'sufocar' o adversário: Abel aposta em estilo ofensivo para fazer Cruzeiro superar o Botafogo no Rio

Após voltar a vencer longe de Belo Horizonte depois de um ano e quatro meses, Raposa quer engatar série positiva fora de casa

postado em 28/10/2019 06:00 / atualizado em 27/10/2019 20:37

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>

empate diante do Fortaleza manteve o Cruzeiro na zona de rebaixamento por mais uma rodada. Agora, os comandados de Abel Braga voltam as atenções para o duelo contra o Botafogo, às 21h30 desta quinta (31), no Rio de Janeiro, pela 28° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Para superar o alvinegro carioca e chegar à segunda vitória seguida longe de casa, o treinador celeste aposta no jogo ofensivo.

"Os jogadores compraram a ideia. Independentemente de onde jogarmos, vamos jogar para a frente, tentando pressionar e sufocar. Não pode e não há condições de ser diferente", decretou.

A tentativa de colocar em prática um estilo ofensivo tem esbarrado na falta de pontaria do ataque celeste. Contra o Leão do Pici, por exemplo, foram 18 tentativas de finalização, de acordo com o Footstats. Apenas seis delas, no entanto, acertaram o gol.

Nos sete jogos de Abel na área técnica, a Raposa balançou as redes apenas seis vezes, além de passar em branco em duas partidas — contra Goiás e Fluminense. Um dos grandes problemas do Cruzeiro nesta edição tem sido, justamente, o baixo 'poder de fogo': em 27 rodadas, o time marcou somente 23 gols.


O 'retrato' do ataque

Sem balançar as redes há sete meses, David desperdiçou boa chance pouco antes do gol de Orejuela. O camisa 11 desviou cruzamento de Sassá, mas parou no goleiro Felipe Alves.

Contra o Fortaleza, David atuou aberto pelo lado esquerdo, compondo o setor ofensivo com Robinho, Thiago Neves e Fred. "O David tem a finalização forte e o drible para dentro, para bater bem, com a perna boa", explicou Abel, ressaltando confiar no jogador revelado pelo Vitória.

Esperança

Invicta há seis rodadas, a Raposa conseguiu, em seu último compromisso fora de casa, quebrar um incômodo jejum. O triunfo por 2 a 1 sobre o Corinthians foi o primeiro do time longe de seus domínios em um ano e quatro meses. A vitória anterior havia sido em 3 de junho do ano passado, contra o Ceará.

Desde a chegada de Abelão, o time perdeu apenas uma vez —  1 a 0 para o Goiás, na estreia do treinador. Com 29 pontos, o Cruzeiro ocupa o 17° lugar.

Tags: cruzeiro david futnacional botafogorj seriea abel braga fortalezace