2

Libertadores: o que carimbo e joaninha têm a ver com o rival do Corinthians

Argentinos Jrs, que joga contra o Corinthians nesta quarta (24), mudou nome, tirou o verde e tem mascote exótico

23/05/2023 08:00 / atualizado em 23/05/2023 00:12
compartilhe
Loja oficial do Argentinos Juniors leva o nome do mascote inusitado
foto: Arthur Sandes/Superesportes

Loja oficial do Argentinos Juniors leva o nome do mascote inusitado


Enviado especial a Buenos Aires (ARG)
 
Corinthians joga a vida na Copa Libertadores, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (24), contra um clube de história curiosa. O Argentinos Juniors já mudou de nome por um motivo inusitado, abandonou a cor verde e ganhou um mascote incomum por incomodar os grandes clubes.

Os times se enfrentam pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Argentinos Juniors lidera o grupo D com sete pontos, e o Corinthians tem três; entre eles está o Del Valle (EQU) com seis, e o Liverpool (URU) é o lanterna com um ponto.
 

Como um carimbo mudou o nome do clube


Argentinos Juniors é resultado de uma fusão de dois times de várzea da zona oeste de Buenos Aires. Ambos tinham origem socialista, por isso os nomes grandiosos: “Mártires de Chicago”, em homenagem aos operários executados nos Estados Unidos anos antes, e “Sol de la Victoria”, inspirado em um trecho do hino dos socialistas italianos. Em 15 de agosto de 1904 eles se uniram.
 

O novo clube deveria se chamar Asociación Atlética y Futbolística Argentinos Unidos de Villa Crespo, mas o nome era tão grande que não caberia nos carimbos que o time mandou fazer. Resolveram reduzir para Asociación Atlética Argentinos Juniors.

Argentinos Juniors já foi alviverde


As cores do Mártires de Chicago eram verde e branco, mas o Argentinos Juniors nasceu vermelho. “Fiel aos princípios socialistas”, como o site do clube explica ainda hoje. Voltou a usar o alviverde por quase uma década, mas o abandonou antes dos anos 1920. Recentemente o clube lançou um terceiro uniforme listrado com as cores de antigamente, mas a ideia não foi tão bem recebida pelos torcedores.

Uma joaninha como mascote


Francis, o
foto: Natalia Ponce/Facebook Francis Bichito

Francis, o "bicho colorado"

 
 
Nos anos 1950 o time pequeno e vermelho ganhou um apelido dos jornais: Bicho Colorado. Pode parecer um animal perigoso, mas na verdade é uma referência à joaninha, que é mascote do Argentinos Juniors até hoje.

No começo muita gente não gostou, porque o apelido anterior era Tufão, mais imponente, mas o apelido pegou e assim ficou. Hoje, até a loja oficial do clube faz menção ao mascote.

Berço de Maradona e campeão da Libertadores


O Argentinos Juniors tem verdadeira devoção por Diego Armando Maradona. O ídolo batiza o estádio do clube e tem imagens espalhadas por muros pintados do lado de fora e dentro, tantas que se sobrepõem umas às outras. Ele não chegou a ser campeão, mas foi artilheiro por cinco anos seguidos e arrastou multidões dos 16 aos 21 anos, até sair para o Boca Juniors.
 
Muro do lado de fora do estádio foi pintado com joaninhas
foto: Arthur Sandes/Superesportes

Muro do lado de fora do estádio foi pintado com joaninhas

 
 
Anos depois, em 1985, o Argentinos Juniors alcançou sua maior glória. Derrubou o Fluminense do Casal 20 e o Vasco da Gama de Roberto Dinamite, eliminou o Independiente (ARG), o campeão vigente, e ganhou a Libertadores nos pênaltis contra o América de Cali, então tetracampeão colombiano. É até hoje o maior título da história do clube.

O orgulho do Bicho, porém, está nos jogadores revelados. São tantos, como Riquelme, Redondo, Sorín e Cambiasso, que o clube se autodenomina “a sementeira do mundo”: planta para o futebol colher. Um dos mais recentes da lista é Fausto Vera, que o Corinthians comprou por R$ 35 milhões no ano passado.

Compartilhe