2

Corinthians: jovens pedem passagem e aproveitam espaço de medalhões no time

Empate com o Argentinos Juniors pela Libertadores mostrou tendência de uso dos atletas mais novos, sobretudo com Luxemburgo

26/05/2023 06:00 / atualizado em 25/05/2023 22:54
compartilhe
Murillo é titular absoluto do Corinthians há oito jogos
foto: Agência Corinthians

Murillo é titular absoluto do Corinthians há oito jogos



O empate do Corinthians com o Argentinos Juniors (ARG) na quarta-feira (24) evidenciou, além da falta que fez Paulinho após sofrer a entorse no joelho esquerdo, uma tendência no time paulista: os chamados ‘medalhões’ têm perdido espaço entre os titulares em 2023, sobretudo após a chegada de Vanderlei Luxemburgo.

No início desta passagem, ainda na primeira semana de trabalho, o técnico já havia falado sobre utilizar mais vezes os atletas jovens: “Tem que botar para jogar e ter responsabilidade, porque depois não é cobrar do moleque, tem que cobrar é de mim.”

Dois garotos ganharam espaço e assumiram vagas entre os 11 iniciais, e outros dois se tornaram sombras para titulares já consagrados no clube.

Novos titulares

Balbuena perdeu vaga pra Murillo

Fez o primeiro jogo como titular com Danilo, contra o Palmeiras. De lá pra cá, assim que Luxemburgo assumiu o time, não saiu mais dos 11 iniciais. Jogou todas as partidas sem nem ser substituído.

 


Balbuena, que não fazia um bom ano e brigava por posição para fazer a dupla de zaga com Gil, não voltou a ser utilizado. E nem deverá.

Fábio Santos foi substituído por Bidu


Antes de Luxemburgo assumir o Alvinegro, o recém-chegado Matheus Bidu já havia atuado como titular em quatro oportunidades no ano. Nos primeiros meses, Fábio Santos era o dono da posição.

Com o novo técnico, Bidu ganhou mais espaço, e começou jogando em quatro dos sete jogos do time: dois contra Independiente Del Valle-EQU e Argentinos Juniors-ARG, pela Libertadores, e dois pelo Brasileirão, diante de São Paulo e Flamengo.

Há uma situação à parte: Paulinho, que voltou de lesão no fim de janeiro e havia conquistado seu espaço no time titular, como primeiro volante, sofreu uma entorse – mais uma vez no joelho esquerdo – e será avaliado nesta sexta-feira (26). A depender da gravidade da lesão, Roni pode voltar à posição.


Ídolos ganham sombras


Dois dos atletas mais experientes permanecem no time ideal de Luxemburgo. Isto não quer dizer, porém, que as posições de Cássio e Fagner também não possuem postulantes à titularidade.

Com dores na coxa, o lateral ficou fora dos jogos contra o Flamengo e o Argentinos Juniors. Bruno Méndez foi utilizado pela direita e se provou uma boa sombra para o titular.

Cássio também é titular absoluto. Porém, em sua ausência devido a uma amigdalite, Carlos Miguel foi o destaque corintiano em Buenos Aires, assegurando o empate sem gols desta quarta (24).

E foi neste cenário que Luxemburgo aproveitou a boa atuação do jovem goleiro para aconselhá-lo a esperar sua chance de permanecer no Corinthians, que, segundo ele, se prepara para o adeus de Cássio.

– O Corinthians já achou um substituto para o Cássio, que tem muita história. É só ele ter paciência e esperar o momento, não querer sair logo, pois vai chegar. Um cara que tem total potencial para manter o alto nível. O Corinthians está se preparando para a despedida do Cássio. Tem aqui um goleiro jovem, que vai ter longevidade no clube - afirmou o treinador.

 

Jovens subaproveitados


Por outro lado, outros dois garotos corintianos, os quais Luxemburgo chegou a dar indícios de que seriam aproveitados, têm recebido cada vez menos espaço.

Matheus Araújo chegou a ser titular em dois jogos pelo Brasileiro – contra Fortaleza e Botafogo – após a chegada de Luxa. Porém, depois disso, entrou no segundo tempo no clássico contra o São Paulo, atuou por dez minutos e não jogou mais.

O caso mais grave é o de Pedrinho. O atacante deixou de ir ao Mundial Sub-20 por demanda da comissão técnica, mas jogou só duas partidas com Luxemburgo: o primeiro tempo contra o Fortaleza e entrando na etapa final contra o Del Valle.

Desde 9 de maio, o ataque de 17 anos nem sequer entrou em campo. Esteve no banco de reservas por cinco partidas e não foi aproveitado.

 


Compartilhe