2

Copa do Brasil: Corinthians vira contra o Atlético e avança nos pênaltis

Donos da casa dominaram a partida em Itaquera, com destaques de Cássio, Matheus Bidu e Róger Guedes

31/05/2023 23:45 / atualizado em 01/06/2023 02:13
compartilhe
 
Róger Guedes marcou um golaço no segundo tempo e fechou a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Atlético-MG
foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Róger Guedes marcou um golaço no segundo tempo e fechou a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Atlético-MG

 
 O Corinthians venceu o Atlético-MG por 3 a 1 nos pênaltis, após uma vitória por 2 a 0 no tempo regulamentar, nesta quarta-feira (31), e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, o Galo havia vencido pelo mesmo placar.
 
Os gols no tempo normal foram marcados por Matheus Bidu e Róger Guedes.
 
O desempenho corintiano foi o melhor da equipe no ano: a equipe jogou bem e garantiu o placar que precisava para ir aos pênaltis, mas poderia ter avançado nos 90 minutos, já que finalizou na trave três vezes e perdeu outras chances para marcar.
 

FICHA TÉCNICA 
CORINTHIANS 2 x 0 ATLÉTICO-MG

Data do jogo: 31 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília) 
Duração: 101 minutos (51 + 50) 
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Competição: Copa do Brasil - oitavas de final
Público total: 38.235
Renda: R$ 2.294.561,50
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA) (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Matheus Bidu (Corinthians), aos 33/1ºT, e Róger Guedes (Corinthians), aos 19/2ºT
Pênaltis: Fábio Santos, Vera e Maycon marcaram para o Corinthians, e Yuri Alberto perdeu. Pelo Galo, Hulk, Edenílson e Battaglia perderam, e Paulinho converteu. 
Cartões amarelos: Matheus Bidu (Corinthians), aos 36/1ºT; Paulinho (Atlético-MG), aos 33/1ºT, Hulk (Atlético-MG), aos 25/2ºT
Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo (Caetano, aos 48/2ºT); Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto (Adson, aos 27/2ºT) e Matheus Bidu (Fábio Santos, aos 37/2ºT); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Atlético-MG: Éverson; Mariano (Saravia, no intervalo), Nathan Silva, Lemos e Patrick (Dodô, no intervalo); Otávio (Battaglia, no intervalo); Pavón, Zaracho e Igor Gomes (Edenílson, aos 47/2ºT); Paulinho e Eduardo Vargas (Hulk, no intervalo). Técnico: Eduardo Coudet.


Corinthians x Atlético-MG: gols e lances importantes

 
O primeiro lance de perigo ocorreu aos 21, quando Fagner recebeu lançamento excelente de Gil, dominou na área e chutou cruzado, mas mandou para fora.
 
 
No lance seguinte, o Galo respondeu: Paulinho fez boa jogada pela esquerda e rolou para Zaracho, sozinho, finalizar. A bola só não entrou porque Matheus Bidu bloqueou o chute.
 
Com mais ímpeto no ataque, o Corinthians encontrou o primeiro gol aos 33. Após bobeira de Otávio, Éverson saiu para abafar a finalização de Yuri Alberto e a bola sobrou para Renato Augusto, que cruzou com precisão para Bidu completar para o gol. 
 
Três minutos depois, os corintianos quase ampliaram: Renato Augusto cobrou escanteio aberto e Yuri Alberto cabeceou no travessão. 
 
A pressão dos donos da casa continuou no início da etapa final: após escanteio cobrado por Renato, Yuri Alberto cabeceou na trave e, na sobra, Fausto Vera encheu a bomba no travessão. 
 
Yuri perdeu mais um gol aos 17, quando foi acionado em ótimo passe de Renato Augusto, matou no peito e, livre na área, chutou para fora.
 
A persistência foi premiada no ataque seguinte, com um golaço: Róger Guedes avançou pela esquerda, deixou dois marcadores, passou por Éverson e finalizou para ampliar o placar.


Róger Guedes, artilheiro do ano e decisivo


Róger Guedes ampliou a artilharia do ano no Corinthians: agora, são 18 gols em 29 jogos para o camisa 10 alvinegro, com direito a golaço antológico em Itaquera. O atacante mantém a marca de metade dos gols (36) do time na temporada.

Luxa muda o esquema e a cara do Corinthians


A escalação com três zagueiros causou alguma estranheza antes do jogo, mas Luxemburgo tinha razão. Fagner e Matheus Bidu foram muito bem como alas avançados, e o Corinthians mandou no jogo. Foi dominante, criou bem e poderia até ter goleado nos 90 minutos se não fossem três gols perdidos dentro da área.
 

Vantagem histórica para o Corinthians

O Corinthians aumentou a larga vantagem que possui sobre o Atlético-MG em jogos de mata-mata. Após a vitória de hoje, o time paulista eliminou os mineiros sete dos oito confrontos entre os dois alvinegros.
 

Próximos jogos do Corinthians

América-MG x Corinthians, Brasileirão, na Arena Independência - 3 de junho (sábado), às 18h30
Independiente Del Valle (EQU) x Corinthians, Libertadores, no Banco Guayaquil - 7 de junho (quarta-feira), às 19h


Próximos jogos do Atlético-MG

Cruzeiro x Atlético-MG, Brasileirão, no Parque do Sabiá - 3 de junho (sábado), às 18h30
Alianza Lima (PER) x Atlético-MG, Libertadores, no Alejandro Villanueva - 6 de junho (terça-feira), às 21h 

Compartilhe