2

Cantos homofóbicos: STJD toma decisão sobre punição dada ao Corinthians

Time tem que cumprir um jogo de portões fechados após ocorrido em clássico contra o São Paulo

21/06/2023 11:49 / atualizado em 21/06/2023 13:23
compartilhe
Imagem da torcida do Corinthians na Neo Química Arena
foto: Agência Corinthians

Imagem da torcida do Corinthians na Neo Química Arena

 
Corinthians vai jogar de portões abertos na NeoQuímica Arena no próximo compromisso em casa pelo Brasileirão. O clube conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para a punição relativa aos cantos homofóbicos da torcida no estádio. 


Segundo informações do 'ge.globo' confirmadas pelo Superesportes junto ao Tribunal, o relator do caso, Maurício Neves Fonseca, permitiu que o Corinthians continue recebendo sua torcida até o julgameto do recurso, que deve acontecer em 15 dias. 

Nesse período, o time enfrenta, em casa, o Red Bull Bragantino, em 2 de julho, na 13ª rodada do Brasileirão. 

Por que o Corinthians foi punido pelo STJD?


O caso em questão ocorreu em 14 de maio, na Neo Química Arena, em partida entre Corinthians x São Paulo válida pelo Brasileirão. Na ocasião, o jogo foi paralisado no segundo tempo porque corintianos cantavam uma música com insulto homofóbico (assista abaixo). O árbitro Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ) relatou a situação na súmula.

— Paralisei a partida por dois minutos devido gritos homofóbicos da torcida, “Vamos, Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar”. Foi informado no som e no telão do estádio para que os gritos parassem, mesmo assim a torcida continuou gritando efusivamente. Após os gritos cessarem, a partida foi reiniciada. 

Qual a punição do Corinthians no STJD? 


O STJD puniu o Corinthians com uma partida de portões fechados e multa. A decisão foi tomada no dia 14 de junho. 

O Corinthians foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito". 

Quem já foi punido por homofobia no Brasileirão? 


O Corinthians é o primeiro clube do Brasileirão a jogar de portões fechados após um caso de homofobia. O clube já havia sido denunciado no ano passado, após a torcida entoar cantos semelhantes em jogo contra o São Paulo, mas na ocasião fez um acordo com o STJD e pagou R$ 40 mil de multa.
 
Neste ano a CBF incluiu em seu Regulamento Geral de Competições punições claras a casos de racismo e homofobia, no artigo 78. Quem descumprir o regulamento pode ser punido pela entidade de quatro maneiras diferentes, a depender da gravidade: advertência, multa de até R$ 500 mil, transfer ban e perda de pontos.
 
 

Compartilhe