2

Corinthians: eleição pega fogo com candidaturas, crise e encontro na sauna

Eleição presidencial tem dois candidatos confirmados; disputa já começa e movimenta bastidores no Parque São Jorge

05/07/2023 05:00 / atualizado em 04/07/2023 23:46
compartilhe

Augusto Melo e André Negão são os candidatos confirmados na eleição do Corinthians
foto: Montagem sobre fotos (Reprodução/Instagram e Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Augusto Melo e André Negão são os candidatos confirmados na eleição do Corinthians

 

Ainda faltam quatro meses, mas a eleição do Corinthians já movimenta os bastidores do Parque São Jorge. Agora há dois candidatos confirmados, e até na sauna do clube há disputa pelo apoio dos sócios.

 

André Negão lançou sua candidatura na última terça-feira (4), no Parque São Jorge, com as bençãos de Andrés Sanchez e Mário Gobbi, dois ex-presidentes muito influentes nos bastidores do Corinthians. Do outro lado está Augusto Melo, da oposição, que foi o segundo colocado na eleição de 2020.

 

 

A crise dentro de campo é um fator determinante, ainda que não tenha exatamente a ver com a disputa política. Como todo ano eleitoral, a temporada do último ano do mandato de Duilio Monteiro Alves pode impactar positiva ou negativamente na candidatura da situação.

 

André Negão mostra força no lançamento

 

André Negão é o candidato do grupo Renovação e Transparência, que acumula sete vitórias seguidas em eleições e é hegemônico no Corinthians desde 2007. O candidato não era uma unanimidade no grupo, mas costurou sua candidatura a partir do apoio de Andrés e do corpo a corpo no clube. 

 

Internamente, mesmo os apoiadores admitem que André Negão nome sofre alguma resistência da torcida, mas entendem que “era a hora dele”, pois era a figura mais influente do grupo que ainda não havia sido candidato. Ele é visto como um grande puxador de votos entre os sócios.

 

As presenças de Andrés e de Gobbi no lançamento são uma demonstração de força. O primeiro é o ex-presidente com mais influência no Parque São Jorge, e o segundo foi candidato pela oposição na eleição passada e teve 782 votos (27,3% do total). Duilio não foi ao evento e no geral tem tentado não se envolver demais na eleição.

 

Augusto Melo aposta em rejeição do rival

 

A rejeição a André Negão pode não ser um problema para a Renovação e Transparência, mas a oposição deve concentrar esforços para tentar minar a credibilidade do candidato. A estratégia é clara: vincular exaustivamente o adversário com a atual diretoria.

 

Aí entra Augusto Melo, o nome mais forte da ala que quer mudanças no clube. Ele defende que o grupo hegemônico se acha dono do clube, por isso vem repetindo um mantra: “é preciso devolver o Corinthians aos corintianos”.

 

Melo foi o segundo colocado da eleição de 2020 e não venceu por cerca de 150 votos. Desta vez o grupo dele, o Corinthians Mais Forte, mostra confiança tão grande que transborda nas redes sociais: há publicações tratando a vitória em novembro como “iminente”. 

 

Disputa chega à sauna do PSJ

 

Augusto Melo foi visitar sauna do PSJ e, chegando lá, deparou-se com adversário político
foto: Reprodução/Instagram

Augusto Melo foi visitar sauna do PSJ e, chegando lá, deparou-se com adversário político

 

Uma cena inusitada marcou o início da campanha no Corinthians. Há duas semanas, Augusto Melo foi convidado a visitar a sauna do Parque São Jorge e ouvir as demanas dos sócios frequentadores. Chegou lá, conversou, compartilhou suas ideias para a presidência e pouco depois se deparou com André Negão.

 

– Olha aí, estou chegando! Não foge não, tio, fica aí – provocou André Negão em vídeo publicado nas redes sociais (veja mais abaixo).

 

Depois do ocorrido, Augusto Melo afirmou que o adversário "persegue adversários pelas dependências do Parque São Jorge".

 

– Agora ele acompanha meus passos pelo clube. Quando percebe minha presença em algum departamento, simplesmente liga a câmera, sai filmando e distribui o vídeo em redes sociais, criando desconforto e constrangimento a todos os presentes – reclama o candidato da oposição.

 

 

 

 


Compartilhe