Cruzeiro
None

MERCADO

Cruzeiro quer estabelecer "preço" caso o meio-campo Diego Souza siga para Ucrânia

Clube receberia indenização pela quebra do vínculo, que vai até janeiro de 2016

postado em 12/07/2013 16:05 / atualizado em 13/07/2013 13:58

Leandro Couri/EM/D.A Press

Atualizada neste sábado, às 13h50

Com proposta em mãos por Diego Souza, o Cruzeiro pretende estabaler um "preço" pela quebra contratual do meia caso aceite a oferta feita por um clube ucraniano. O valor, entretanto, não foi divulgado pela diretoria. O camisa 10 tem vínculo até 6 de janeiro de 2016 com o clube celeste.

Quando chegou à Toca da Raposa, Diego Souza estava livre no mercado, depois de deixar o futebol árabe por não receber salários. Com acordo com o jogador, o clube pôde registrar seus direitos federativos.

O diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, esclareceu que o Cruzeiro detém 50% dos direitos econômicos do jogador, e que na negociação a diretoria celeste estipulará valor para a liberação do jogador.

"O Cruzeiro não está negociando venda de percentual de direitos. Se o Cruzeiro for negociar o Diego Souza, vamos exigir um valor financeiro que atenda aos interesses do clube”, disse Guilherme Mendes.

Para Diego Souza entrar em campo, o Cruzeiro contou com autorização da Fifa. O jogador, de 28 anos, rompeu seu contrato unilateralmente com o Al-Ittihad da Arábia Saudita no ano passado por não receber salários. Desde então, a federação de futebol do país árabe se recusava a enviar para a CBF a documentação de transferência. Assim, o atleta precisou recorrer à entidade máxima do futebol, que por meio do 'Single Judge of the Players Status Committee', em Zurique, na Suíça, confirmou, no início de fevereiro, a transferência para a Toca da Raposa.

Diego Souza foi vendido pelo Vasco ao clube árabe em junho de 2012, por 5 milhões de euros, mas os árabes deram calote na Traffic (dona de 66,7% dos direitos), no Vasco (dono de 33%) e no jogador. O armador recebeu apenas luvas e, posteriormente, não teve os salários pagos pelo clube.

Sem pagar o valor no prazo devido, o Al-Ittihad tem de arcar com uma multa que inflacionou o preço do meia para 6 milhões de euros. Para receber o percentual que lhe cabe, o Vasco recorreu à Fifa. Porém, a diretoria do clube carioca admite que a resolução do caso pode levar longo tempo.

Enquanto o Cruzeiro não conclui a negociação por Diego Souza, o meia está escalado para o jogo contra o Náutico, neste domingo, às 18h30, no Mineirão. Em 25 partidas pelo clube, o camisa 10 tem oito gols marcados.