Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro comunica contusões dos meias Alisson e Alex e nova cirurgia do atacante Judivan

Com novas baixas, aumenta ainda mais o calvário dos cruzeirenses com as lesões

postado em 08/07/2016 12:08 / atualizado em 09/07/2016 17:00

EM DA PRESS
O Cruzeiro organizou uma conferência de imprensa na manhã desta sexta-feira para informar que voltará a divulgar o prazo de recuperação e a gravidade das lesões dos atletas. Mas o que acabou roubando a cena foram os anúncios das contusões dos meias Alisson e Alex, além da nova cirurgia que o atacante Judivan será submetido.

Com essa novas baixas, aumenta ainda mais o calvário dos cruzeirenses. O departamento médico do clube hoje trabalha na recuperação do lateral-direito Mayke (lesão na panturrilha esquerda), do meia Marcos Vinícius (coxa esquerda), do volante Marciel (joelho esquerdo) e do zagueiro Dedé (patela do joelho direito), além dos três atletas já citados.

O Cruzeiro informou nesta sexta que Alex sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita e Alisson teve uma contusão na parte posterior da coxa direita. Eles ficarão fora por oito e seis semanas, respectivamente. Os jogadores se machucaram no triunfo por 2 a 1 sobre o Vitória, na última quarta-feira, no Barradão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Considerado uma das grandes revelações do Cruzeiro nos últimos anos, o atacante Judivan vai sendo, aos poucos, vencido pelas lesões. Depois de machucar o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, quando defendia a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20, em junho de 2015, ele foi submetido a duas cirurgias para se recuperar do problema. Em novembro, passou por nova artroscopia. Como o tratamento não evoluiu, o Cruzeiro anunciou nesta sexta-feira nova cirurgia no camisa 16, que ficará de fora dos gramados de 10 a 12 meses.

O médico Sérgio Freire Júnior falou sobre a lesão de Judivan e explicou os motivos do novo procedimento.

“Como a situação do Judivan é um pouco mais complexa, precisei até pegar com ele uma assinatura de um termo autorizando que a gente exponha isso de forma mais detalhada. O Judivan, como é de conhecimento de todos, em junho do ano passado teve uma lesão muito grave no joelho esquerdo num jogo de Mundial Sub-20. Lesão de vários ligamentos, meniscos e cartilagem. Lesão muito grave do ponto de vista ortopédico. A partir do diagnóstico, ele escolheu o médico Moisés Cohen como cirurgião responsável. Foi realizado o procedimento cirúrgico, e o Judivan teve uma evolução. Houve uma dificuldade de ganho de movimento articular. Ele passou por um novo procedimento para uma limpeza e liberação da articulação e retornou à fisioterapia. Depois disso, começou a apresentar um processo reacional muito significativo em razão do tendão que foi colocado para substituir o ligamento que ele rompeu. Foi colocado um enxerto de cadáver, e o organismo do Judivan apresentou uma reação muito extensa, gerando um inchaço e um processo inflamatório. Ele precisou fazer um novo procedimento para uma nova limpeza. Esse enxerto estava deteriorando em função do processo reacional. Foi tirado todo o tecido e ele voltou a ficar sem o ligamento que foi reconstruído”, disse o médico.

“Como ele tinha muita rigidez e limitação em termo articular, optamos por observá-lo em termo de recuperação. Essa recuperação estava bem, ele inclusive tolerando fazer atividades em campo. A partir de determinado momento, com a intensificação das atividades e a quebra da resistência dos tecidos, o joelho começou a ficar instável pela falta do ligamento cruzado anterior. Já reduzimos a atividade e identificamos que ele vai precisar de um novo procedimento cirúrgico pra que seja construído um novo ligamento. Hoje, ele já está com a indicação da cirurgia, já conversamos amplamente com o doutor Moisés Cohen, que vai continuar como responsável por esse tratamento. A cirurgia está agendada pra próxima quarta feira. Nosso departamento vai estar presente, acompanhando todo o procedimento pra um novo período de recuperação do Judivan. De uma certa forma, toda a questão articular vai ser definida, ligamentos reconstruídos, articulação liberada, pra que ele possa depender apenas da questão funcional. É um processo complexo, portanto um procedimento demorado. A gente acredita que não menos de 10, 12 meses pra que ele volte a treinar e fazer atividades mais intensas. Depende do atleta. Um caso muito complexo e essa previsão pode ter mudanças. Qualquer ocorrência dentro desse tratamento, será passado prontamente à imprensa”, explicou Sérgio Freire Júnior.

Presente na coletiva, Judivan falou sobre esse momento delicado na carreira. “Difícil pra mim. A gente vinha numa evolução boa, como o doutor Sérgio falou. E aí tive essas intercorrências do processo de inchaço, de sentir mais dores. O doutor Moisés veio para BH, a gente sentou e se reuniu. Meu empresário também estava junto. Aí a gente optou por fazer a reconstrução. Como vínhamos conversando muito com o pessoal da fisioterapia, do jeito que estava ficaria difícil de voltar a jogar e atuar com o grupo. Fiquei mais tranquilo, pois sei que tenho profissionais que me dão grande apoio. Doutor Moisés, doutor Sérgio e o pessoal da fisioterapia farão o melhor possível para que eu me recupere logo”, disse.

Participaram da entrevista na Toca da Raposa II o médico Sérgio Freire Júnior, o diretor de futebol Thiago Scuro, o diretor de comunicação Guilherme Mendes, além do jogador Judivan e do supervisor do departamento médico Daniel Baunfeld. O Cruzeiro chamou a imprensa para explicar as muitas lesões depois de críticas públicas do técnico português Paulo Bento, que estranhou os problemas após o jogo contra o Vitória. “É algo (as muitas lesões) que teremos que analisar todos em conjunto, sentarmos, falarmos. São demasiados problemas em jogadores numa faixa etária em que normalmente não é muito comum. Teremos todos que nos sentar. Não é normal que haja tantas lesões”, afirmou o treinador, na última quarta-feira.

Tags: cruzeiro contusões alisson alex cirurgia judivan