Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em oito meses, Cruzeiro sofre transformação e mais de 60% do time base é modificado

Apenas quatro jogadores que começaram o ano continuam entre os titulares

postado em 24/08/2016 11:20 / atualizado em 24/08/2016 14:29

EM DA PRESS
O Cruzeiro precisou se transformar durante o ano de 2016. Do time base que começou a temporada com o técnico Deivid, apenas a dupla de zaga Manoel e Bruno Rodrigo, o volante Henrique e o armador De Arrascaeta permanecem entre os titulares de Mano Menezes - 63% dos jogadores foram substituídos ao longo desses oito meses.

Os motivos para tantas mudanças vão de chegadas e saídas a contusões, passando por escolhas técnicas e táticas dos três técnicos (Deivid, Paulo Bento e Mano Menezes) que estiveram à frente da equipe.

A primeira escalação do Cruzeiro no ano foi feita pelo técnico Deivid em jogo contra o Criciúma – a partida contra o Rio Branco foi descartada por ser um amistoso. Na estreia da Primeira Liga, a Raposa foi a campo com Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral, Marcos Vinícius e De Arrascaeta; Alisson e Willian.

Posteriormente, Dedé, Sánchez Miño e Lucas Romero entraram. O primeiro sofreu nova lesão e voltou ao departamento médico, enquanto os dois últimos se consolidaram na equipe durante um tempo.

Deivid tinha o objetivo de montar um time leve, com mobilidade ofensiva. Não deu certo. Ele chegou a testar algumas variações, mudando peças: Fabiano, Gino, Uillian Correia, Elber, Allano, Douglas Coutinho, Pisano. Quase todos os jogadores do elenco ganharam minutos em campo. Mas faltou qualidade técnica, assim como sintonia entre os atletas.

O Cruzeiro que terminou 2015 em alta em pouco tempo desapareceu. As eliminações precoces no Campeonato Mineiro – derrocada para o América, na semifinal – e na Primeira Liga – queda ainda na primeira fase – encurtaram a passagem de Deivid pela Toca da Raposa.

Ciente do fracasso nas contratações do primeiro semestre, a diretoria voltou ao mercado. Nove jogadores chegaram: os laterais Lucas, Ezequiel, Bryan e Edimar, o volante Denílson, os meias Robinho e Rafinha e os atacantes Rafael Sobis e Ábila – o atacante Riascos voltou de empréstimo, mas já não está no elenco. Vários deixaram o clube: Fabrício, Fabiano, Sánchez Miño, Uillian Correia, Pisano, Rafael Silva, Gabriel Xavier e Allano.

Com Paulo Bento, jovens da base, como Bruno Viana e Bruno Ramires, ganharam mais oportunidades. O português conseguiu repetir a escalação em poucas partidas por causa das muitas contusões e baixas por suspensão, além de escolhas táticas. Como o desempenho do time continuou abaixo do esperado, a diretoria rompeu o contrato dele depois de apenas 17 partidas. Hoje, Bento dirige o Olympiacos, da Grécia.

Mano Menezes voltou ao clube. Embora ainda em situação alarmante, o Cruzeiro está fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Raposa ocupa o 16º posto, com 23 pontos – a mesma pontuação do Vitória, primeiro clube na zona da degola.

O técnico gaúcho perdeu uma grande peça na equipe, o goleiro Fábio. Mas ele já deixou claro que não quer novas contratações. Lucas França, de apenas 20 anos, agora é o titular da meta celeste. A base de Mano é a seguinte: Lucas França; Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila.

Depois de muitas trocas, o Cruzeiro busca um caminho seguro até o fim da temporada.

Tags: oito meses cruzeiro transformação 60% modificado time base