Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro é o segundo clube do Brasil que mais cede atletas para as seleções de base; veja lista

Em levantamento, CBF informa que o clube celeste já teve 18 convocados em 2016

postado em 22/11/2016 17:00 / atualizado em 22/11/2016 17:02

Lucas Figueiredo/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira um levantamento dos clubes que mais cederam jogadores às seleções de base em 2016. Referência nas categorias inferiores, o Cruzeiro é a segunda equipe que mais teve convocados: 18. O time celeste só “perde” para o São Paulo, que forneceu 21 atletas para as seleções.

Dos mineiros, o Atlético é o segundo no ranking, com 10 jogadores nas seleções de base, seguido pelo América, com cinco.

No mapa por estados, Minas Gerais ficou na terceira colocação, com 33 atletas abaixo de 20 anos, perdendo apenas para São Paulo (82) e Rio de Janeiro (42).

Força da base celeste

No atual elenco do Cruzeiro, 12 dos 32 jogadores são oriundos das categorias de base.  Os goleiros Rafael, Elisson, Lucas França e Lucão, o zagueiro Fabrício Bruno, o lateral-direito Mayke, o volante Bruno Ramires, os meia-atacantes Alisson, Marcos Vinícius, Elber e Alex, além do atacante Judivan.  

Nesta temporada, a equipe sub-20 da Raposa conquistou o tetra do Campeonato Mineiro e foi semifinalista da Copa do Brasil. Já no Brasileiro da categoria, o time comandado pelo técnico Marcos Valadares foi eliminado pelo Bahia na primeira fase do torneio.



Exterior

O levantamento da CBF também considerou atletas das seleções de base oriundos do exterior. Dos 15 chamados, cinco são da Espanha. O Atlético de Madrid teve três convocados e o Barcelona, dois.

”Fizemos um trabalho grande de mapeamento dos nossos valores aqui no Brasil e também no exterior. A cada novo jogador observado, o nosso banco de dados foi sendo alimentado, o que serviu de base para as convocações dos técnicos. Acredito que o principal recado deste levantamento, com 30 clubes do Brasil cedendo atletas à Seleção e mais 12 da Europa, é de que estamos de olho no que as equipes e jogadores estão fazendo”, disse Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da CBF.

Em 2017, ano de competições oficiais para as categorias de base na Conmebol e na FIFA, a Seleção Sub-20 poderá ser formada por jogadores nascidos de 1997 até 1999. Eles disputarão o Sul-Americano do Equador, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-20 da Coreia do Sul. Já a Sub-17 deverá ser formada por atletas nascidos entre 2000 e 2001. Sob o comando de Carlos Amadeu, a equipe disputará o Sul-Americano do Chile, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-17 da Índia.

Tags: cruzeiro selefut futnacional futinternacional interiormg base categorias inferiores