Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Caicedo confirma acordo com Cruzeiro, revela perfil versátil e avisa: 'Vou para ser campeão'

Jogador equatoriano faz mais dois jogos pelo Del Valle antes de viajar a BH

postado em 28/11/2016 19:27 / atualizado em 28/11/2016 19:42

AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA


O Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o Cruzeiro já pensa em 2017 para tentar apagar o seu péssimo desempenho este ano. O elenco passará por mudanças, e uma das caras novas será o zagueiro equatoriano Luis Caicedo, de 24 anos, 1,85m de altura, que assinará contrato por cinco temporadas. Destaque do surpreendente Independiente del Valle vice-campeão da Libertadores e titular da Seleção Equatoriana, ele chega ao futebol brasileiro tendo como meta conquistar títulos e elevar ainda mais seu prestígio.

Nesta entrevista ao Superesportes, o zagueiro confirma que chega a Belo Horizonte em 13 de dezembro para fazer exames e assinar o vínculo até 2021 com o Cruzeiro. Versátil, ele revela que foi lateral até dois anos atrás.

Fale desse acerto com o Cruzeiro.

Primeiro, me sinto muito contente por agora fazer parte da família Cruzeiro. É a grande oportunidade que eu vinha esperando e agora, com tudo fechado, cabe a mim aproveitar ao máximo. Terei companheiros de Seleção Equatoriana em Belo Horizonte (Erazo e Cazares, do Atlético), e isso certamente vai ajudar em minha adaptação. Jogaremos em rivais, clubes grandes, mas  isso é natural no futebol. Na minha mente tenho como prioridade conquistar meu espaço. Primeiro, jogar, tornar-me titular. Depois, buscar coisas maiores. Vou para ser campeão.

Qual a sua programação até vir para Belo Horizonte?

Tenho mais dois jogos com o Del Valle, e encerro a temporada em 11 de dezembro. Estarei em Belo Horizonte no dia 13 para fazer os exames médicos, assinar o contrato até 2021, e conhecer a estrutura do Cruzeiro, saber melhor dos projetos, da torcida...

Depois do bicampeonato brasileiro, o Cruzeiro se desmontou e vem de duas temporadas péssimas, sem títulos e brigando contra o rebaixamento. Há forte pressão da torcida por títulos. Como é chegar à Toca da Raposa nesse cenário?

É natural esse tipo de cobrança em clubes grandes como o Cruzeiro. Sabemos que o time precisa entrar nas competições para ser campeão e vou com esse espírito. Tenho noção do que o Cruzeiro representa, do que ele significa para a torcida. Particularmente, vou para ganhar tudo, pois é um clube que oferece essa estrutura.

Você esteve perto de conquistar a Libertadores este ano, numa campanha surpreendente com o Del Valle, e chegou à condição de titular da Seleção Equatoriana. O que projeta para a sua carreira a partir de agora, jogando no Cruzeiro e no Brasil?


Com certeza vivo o meu melhor momento. Estou no topo e tenho agora que me manter em alto nível. Pessoalmente, sinto que posso agregar qualidade ao Cruzeiro. Tenho apenas 24 anos, vou aprender ainda muitas coisas. O importante é conquistar meu espaço no clube, jogar com regularidade e buscar títulos importantes.

AFP PHOTO


Quais são as suas características mais marcantes?

Sou um zagueiro rápido, costumo jogar como central, pelo lado direito. Minha prioridade é sempre dar segurança ao lateral. Sei que isso é importante porque fui lateral-direito por alguns anos e tenho facilidade de jogar por esse lado do campo. Há dois anos, o técnico pediu que eu jogasse mais atrás, de zagueiro, e me firmei. Por isso, me considero versátil.

Obviamente que gosto de ir à frente, tentar marcar os gols nas jogadas de bola parada. De vez em quando, é importante também ser o elemento surpresa no ataque.

Nos tempos de lateral, era mais marcador?


Sim, eu era um lateral de marcação. Mas atacar é inevitável para quem joga na posição.

Você será o quinto equatoriano a defender o Cruzeiro. Antes, estiveram por aqui De la Cruz, Espinoza, Guerrón e Fidel Martinez, este último só nas categorias de base. Falou com algum deles sobre essa transferência?

Sim, na Seleção, conversei com Fidel Martinez sobre o acerto com o Cruzeiro e ele me contou um pouco como é a cidade, o clube, a torcida. Disse que é uma instituição grande, e que a torcida é fiel, apóia muito.

Deixe então uma mensagem à torcida do Cruzeiro.

Bem, me sinto feliz desde já por terem mandado muitas mensagens para mim nas redes sociais, pedindo que eu jogasse no Cruzeiro. Muitas pessoas me escreveram e falaram coisas boas. Fiquei emocionado com isso. Queria dizer que estou muito empenhado em fazer as coisas bem, quero dar alegrias a essa gente, que merece voltar a conquistar títulos por tudo que fazem pelo clube. Teremos objetivos e merecemos brigar por coisas grandes.

Tags: caicedo equador mercadobola independiente del valle luis caicedo