Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sem confirmar Bruno Ramires, do Cruzeiro, Vitória de Guimarães promove jovem volante

Joseph Amoah ganhou chance na equipe principal e foi titular na Taça da Liga

postado em 06/01/2017 19:00 / atualizado em 06/01/2017 20:02

Juarez Rodrigues/EM D.A Press

Sem confirmar a contratação do volante Bruno Ramires, do Cruzeiro, o Vitória de Guimarães promoveu o ganês Joseph Amoah, de 22 anos, do time B para a equipe principal. O clube português utilizou o meio-campista durante os 90 minutos do empate por 2 a 2 com o Paços de Ferreira, na última terça-feira, pelo Grupo D da Taça da Liga Portuguesa. O jogo foi realizado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

A subida de Amoah ao elenco principal teria sido alternativa para a suposta desistência do Vitória de Guimarães na negociação por Bruno Ramires. De acordo com o jornal Record, o clube português se assustou com as exigências financeiras do Cruzeiro e, desta forma, preferiu apostar numa solução caseira.

Além do jogador africano, o técnico Pedro Martins testou na função o francês Nolan Mbemba, de 21 anos – ex-Lille –, e o lateral-direito João Aurélio, contratado ao Nacional da Madeira e que também atua como primeiro volante.

Amoah, Mbemba e João Aurélio foram opções para a ausência do brasileiro Rafael Miranda, ex-Atlético, que ficou afastado durante um mês por causa de lesão na costela. Ele voltou a atuar no triunfo do Vitória sobre o Arouca fora de casa, por 1 a 0, pela 15ª rodada do Campeonato Português, no dia 23 de dezembro.

O Vitória de Guimarães faz boa campanha no Campeonato Português: é o quinto colocado, com 30 pontos em 15 jogos, e está na zona de classificação para a Liga Europa 2017/2018. Na Taça da Liga, a equipe da região do Minho precisa de um simples triunfo para alcançar o primeiro lugar do Grupo D e, consequentemente, a vaga na semifinal. A tarefa, contudo, será complicada, pois o rival é ninguém menos que o tradicional Benfica. O duelo ocorrerá neste sábado, às 16h15 (horário de Brasília), em Guimarães.

Cruzeiro confia em acerto

Divulgação/VSC
À época do anúncio de empréstimo feito pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, o jornal O Jogo repercutiu que fonte ligada ao Vitória não garantiu o fechamento da transferência. Se o negócio estivesse adiantado, Ramires já deveria ter se apresentado no Complexo Desportivo do Vitória SC, a exemplo do que fez o também cruzeirense Allano no Estoril nessa quinta-feira (leia aqui). Contudo, segundo apurou o Superesportes, isso não aconteceu até o momento.

Nesta sexta, a reportagem tentou contato com André Cury, empresário de Bruno Ramires, que não atendeu aos telefonemas e nem retornou as mensagens. Já o Cruzeiro, por meio de sua assessoria de comunicação, manteve a posição de Gilvan e disse que entre os clubes estava tudo certo, restando apenas discussões acerca do contrato.

A cessão de Bruno Ramires ao Vitória de Guimarães serviria para dar mais rodagem ao jogador, que dificilmente receberá oportunidades com o técnico Mano Menezes se permanecer na Toca da Raposa II em 2017. Eleito destaque do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2012, torneio do qual o Cruzeiro foi campeão, o volante disputou 29 partidas como profissional e marcou um gol.

Em 2014, a Raposa recusou oferta de 2 milhões de euros feita pelo Ajax, da Holanda, por 50% dos direitos econômicos de Ramires. O clube confiava no potencial do meio-campista, que, no time principal, não conseguiu render o esperado.

Tags: mercadobola futnacional interiormg seriea portuguesfut volante raposa cruzeiro Bruno Ramires