Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano elogia atuação do Cruzeiro e diz que time merecia no mínimo um empate em SP

Apesar de derrota celeste em Itaquera, técnico fez balanço positivo da partida

postado em 15/06/2017 00:40 / atualizado em 15/06/2017 01:38

Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

O técnico Mano Menezes classificou a derrota do Cruzeiro para o Corinthians por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Corinthians, como resultado injusto. Segundo ele, o clube celeste fez por merecer pelo menos um empate, sobretudo pelas chances criadas no segundo tempo, quando atuou o tempo inteiro no campo de ataque. Na etapa inicial, a equipe estrelada se defendeu bastante com três volantes, porém levou o gol do revés aos 42min, em finalização de cabeça do zagueiro Balbuena.

“É importante analisar o jogo durante 90 minutos. Me parece que o Cruzeiro saiu derrotado de um jogo em que não mereceu perder. Era esperado o Corinthians tomando iniciativa, porque faz isso contra todos os adversários. Nós pensamos em bloquear essa iniciativa, principalmente na primeira parte. Eles tiveram a felicidade de fazer o gol aos 42 minutos numa jogada de bola aérea, quando não estavam nos pressionando. Nós até tivemos duas ou três possibilidades de contra-ataques para encaixar boas jogadas e fazer o nosso gol. Mas fizeram, é mérito, trabalha-se para isso na bola parada. Eles tiveram a felicidade de fazer o gol no fim do primeiro tempo”, afirmou Mano, que já programava a entrada de Alisson, responsável por melhorar o rendimento cruzeirense, na parte complementar.

“A gente fez o que imaginávamos fazer, independentemente do resultado. Se estivesse 0 a 0, também colocaríamos o Alisson na segunda parte do jogo com a intenção de ser mais ofensivos. Fizemos, tomamos inciativa, criamos oportunidades claras de fazer, mas não marcamos e por isso saímos derrotados. Mas fizemos um bom jogo. O único jogo em que não fomos bem foi contra a Chapecoense, na nossa casa. Os outros jogos estivemos no mínimo no nível dos adversários, como hoje tivemos contra o líder do Campeonato”.

Apesar da desvantagem na posse de bola (46% a 54%, conforme os números do Footstats), o Cruzeiro finalizou duas vezes e meia a mais que o Corinthians (17 a 7). A melhor situação ocorreu aos 6min do segundo tempo, quando Ramón Ábila se aproveitou de bola espirrada na pequena área e, livre de marcação, chutou por cima do gol. Alisson, Rafael Sobis, Ariel Cabral e Thiago Neves também tentaram balançar as redes, mas sem sucesso.

Por tudo que fez o Cruzeiro, na opinião de Mano Menezes o time merecia ao menos somar um ponto no Itaquerão. “No mínimo ter empatado, na minha opinião. O Corinthians também teve, quase sempre de bola parada, chances no segundo tempo (…). Mas o primeiro tempo controlamos bem, essa era a estratégia de segurar o ímpeto do Corinthians. No momento em que sofremos o gol, tínhamos o jogo controlado. Povoamos o setor em que o Corinthians trabalha bem seus meias, estávamos fazendo bem essa parte até sofrer o gol aos 42. A ideia era, a partir do intervalo, buscar o espaço que o jogo nos daria se tivéssemos tido esse mérito de encerrar 0 a 0. No segundo tempo tivemos iniciativa, a equipe esteve bem. Nos faltou empurrar a bola para dentro, só por isso não saio satisfeito”.

Arbitragem sem culpa

Um lance captado pela televisão causou polêmica em Corinthians x Cruzeiro. Numa disputa de bola dentro da grande área durante uma cobrança de escanteio, Ramón Ábila foi puxado pelo zagueiro Pablo, o que configuraria em penalidade máxima. No entanto, o árbitro Leandro Pedro Vuaden não viu a infração e nem tampouco contou com a ajuda do assistente posicionado na linha de fundo. Enquanto Ábila esbravejou contra a arbitragem, Mano Menezes preferiu não atribuir culpa e elogiou a maneira como Vuaden conduziu o jogo.

“Não quero entrar nessa polêmica. Você sabe que dou um boi para entrar nessa briga, mas atualmente não. Acho que o Vuaden fez uma arbitragem muito boa. Não foi determinante para o resultado do jogo, embora possa ter acontecido um lance de penalidade máxima. Acho que no jogo contra a Chapecoense aconteceu um contra a gente que o árbitro não marcou. Não foi isso. O jogo foi bem arbitrado para os dois lados, com critérios definidos, o jogo andou, é gostoso ver jogo assim. Às vezes você reclama de um lance isolado, todos têm direito de achar que é ou não é, mas não creio que tenha sido determinante para o resultado do jogo. Ele fez boa arbitragem”.

Com o revés para o Corinthians, o Cruzeiro caiu do sexto para o oitavo lugar, com 10 pontos. Na próxima segunda-feira, às 20h, o time tentará a recuperação diante do Grêmio, no Mineirão. A principal novidade será o retorno do zagueiro Kunty Caicedo, que esteve a serviço da Seleção Equatoriana nos amistosos com Venezuela (1 a 1) e El Salvador (vitória por 3 a 0).


Tags: Mano Menezes futnacional interiormg seriea corinthianssp