Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano confirma substituto de Henrique contra o Flu e faz planos para Galhardo, Messidoro, Jonata e Bryan no Cruzeiro

Técnico afirmou que pode mudar a estrutura da equipe na reta final do Brasileiro

postado em 10/11/2017 17:02 / atualizado em 10/11/2017 20:34

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Embora sempre afirme que as escalações do Cruzeiro são anunciadas somente uma hora antes de cada partida, o técnico Mano Menezes praticamente adiantou a equipe para o jogo de domingo contra o Fluminense, às 19h, no Mineirão, pela 34ª rodada do Brasileiro. No meio-campo, Lucas Silva será o substituto de Henrique, que está suspenso.


“Muda a característica do nosso volante. Henrique é o mais experiente, é o capitão. Lucas Romero e Lucas Silva são jogadores com características de segunda função, mas já atuaram juntos e sabem como nós nos posicionamos. Vamos manter o mesmo tipo de posicionamento. Por causa da característica individual, Romero vai fazer a primeira função e Lucas fará a segunda”.

Essa não será a única mudança no time. O meia Rafinha, que tem se destacado nas últimas partidas pela movimentação e aplicação tática, deverá ser titular. Resta saber quem será sacado: Robinho, Alisson e Rafael Marques são os cogitados.

Mano Menezes também fez planos para jogadores que atuaram pouco ou ainda não estrearam. São os casos do lateral-direito Rafael Galhardo, do lateral-esquerdo Bryan, do meia Messidoro e do atacante Jonata.

“Pretendo usar nos próximos jogos o Galhardo. Ainda não nesse (contra o Fluminense). Mas no outro (diante do Avái) certamente vou utilizá-lo. Penso que certamente ele já atingiu uma condição em que vai poder fazer boa parte do jogo. Creio que uns 70 ou 80% em termos de condicionamento físico. No condicionamento técnico vai sofrer um pouquinho, mas vai adquirir. Com relação aos outros jogadores, talvez use Jonata mais um pouco. Sobis já voltou, tem um pouquinho mais de segurança ali na frente para não arriscarmos tanto. E enquanto o Arrascaeta estiver fora, talvez use Messidoro ao menos em uma parte do jogo, tal como fiz em Curitiba. Mas aí vai depender da partida em si. Não quero criar uma situação prévia, pois o futebol não é matemática”.

O comandante revelou que pretendia fazer no duelo de quarta-feira contra o Flamengo (derrota por 2 a 0, na Ilha do Urubu), uma espécie de “dobra” nas laterais com Diogo Barbosa e Bryan. “Ia fazer uma experiência na quarta-feira contra o Flamengo, mas não foi possível fazer, que era usar Bryan na primeira linha e Diogo na segunda. É uma possibilidade que temos pela frente também. A gente muda o jeito de jogar e podemos utilizar mais jogadores”.

Outro que reaparecerá na equipe, ao menos no banco de reservas, é o zagueiro Leo. Ele está recuperado de dores na panturrilha esquerda.

O planejamento de Mano Menezes para os atletas pouco aproveitados só será acionado no duelo do dia 15 de novembro (quarta-feira), às 19h30, contra o Avaí, pela 35ª rodada. Na sequência, o Cruzeiro pegará Vitória (fora), Vasco (casa) e Botafogo (fora).

Tags: cruzeiro fluminenserj mano time escalação brasileiro seriea