Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano comenta greve dos caminhoneiros e dispara contra demora na liberação de Dedé: 'Inaceitável'

Técnico do Cruzeiro ainda não sabe se contará com zagueiro no domingo

postado em 25/05/2018 10:35 / atualizado em 25/05/2018 15:14

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O futebol brasileiro vive dias de incertezas, em função da greve dos caminhoneiros. A ação poderá afetar a rodada do fim de semana do campeonato nacional, já que os meios de transportes terrestres e aéreos estão comprometidos devido à falta de combustível. O Cruzeiro, além disso, também segue em compasso de espera para saber se poderá contar com o zagueiro Dedé, que está na lista dos 12 ‘pré-convocados’ do Brasil para a Copa do Mundo na Rússia.

A nuvem de incertezas que paira sobre a Toca da Raposa II incomoda o técnico Mano Menezes. Além de não saber se o time entrará em campo contra o Santos no domingo, às 16h, no Pacaembu, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico ainda aguarda por Dedé, caso a partida aconteça. Isso porque a CBF ainda aguarda um ofício de liberação dos 12 suplentes da lista de Tite, expedido pela Fifa. O treinador celeste classificou a demora da decisão como ‘inaceitável’.

“Temos a questão do Dedé, que é outra incerteza. Hoje é sexta e ainda não sabemos se poderemos utilizar um jogador importante como ele, pois ainda não temos uma posição da CBF. Parece que tem chance de acontecer até as 15h. Se não vier, não vamos poder utilizar o jogador na rodada. Algo que diria ‘inaceitável’. Para tantas informações que temos hoje, são coisas inaceitáveis”, declarou Mano Menezes, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.

O regulamento da Fifa estabelece que todos os jogadores que tenham sido pré-inscritos para a Copa do Mundo não podem mais atuar pelos seus clubes desde a última segunda. A exceção fica para as equipes envolvidas em competições europeias, já que a final da Liga dos Campeões será neste sábado. A Conmebol enviou um ofício e também conseguiu uma liberação para que os clubes envolvidos na Copa Libertadores tivessem seus atletas liberados, entre eles, o próprio Dedé, na vitória do Cruzeiro sobre o Racing, na terça.

Já o cancelamento da rodada do Campeonato Brasileiro poderá atingir as partidas de todas as divisões do futebol nacional. Isso porque os aeroportos brasileiros estão com restrição para abastecimento de aeronaves e alguns voos já estão sendo cancelados, o que impacta diretamente na logística das viagens das equipes. Mano pontuou que a situação é preocupante.

“Eu diria frustrante. Você pensar que uma coisa bem previsível como essa, que não está acontecendo da noite para o dia, tenha uma dificuldade tão grande de ser resolvida. Ainda mais em um segmento tão vital para o nosso dia a dia. É preocupante para a nossa área também, pois temos incertezas. Mais incertezas que o normal”, analisou.

“Temos que focar no trabalho, esquecer um pouco essas coisas de fora. Falo para os jogadores aproveitarem bem os treinamentos. É o treinamento que leva a equipe produzir bem nos jogos. Estamos aproveitando a semana, trabalhando bem, e esperamos para que se confirme a rodada, ou não, para que façamos um bom jogo no domingo”, concuiu.

A diretoria de Competições da CBF está monitorando a situação com as companhias aéreas. Nessa quinta-feira, a entidade tinha a informação de que os voos previstos para o transporte das equipes estavam confirmados e que, até então, todos os jogos estavam confirmados. Mas deixou claro que a situação poderia mudar ao longo desta sexta ou até o final de semana, dependendo do andamento da greve.

O Cruzeiro busca engrenar no Brasileiro nos seis jogos restantes até a parada para a Copa. O clube celeste é o 13º colocado, com sete pontos.


Tags: Greve dos caminhoneiros Mano Menezes cbf dedé selefut seriea futnacional cruzeiroec