Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Por convocação de Dedé e 'igualdade', Cruzeiro pedirá à CBF para alterar data de duelo com Palmeiras na Copa do Brasil

Itair Machado questionou critérios de Tite e baseou argumentação de igualdade em trecho do Regulamento Geral das Competições

postado em 17/08/2018 19:44 / atualizado em 17/08/2018 20:42

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Ao mesmo tempo que a convocação de Dedé para a Seleção Brasileira foi celebrada na Toca da Raposa II, o Cruzeiro ganhou um problema para o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, a princípio marcado para o dia 12 de setembro. É que um dia antes o zagueiro estará à disposição de Tite para o amistoso contra El Salvador, em Washington, nos Estados Unidos, e dificilmente conseguiria chegar a tempo e em condições físicas de atuar contra os paulistas no torneio nacional. Diante desse impasse, o clube mineiro solicitará à CBF que transfira a partida para o dia 13.

Em nota publicada em seu site oficial nesta sexta-feira à noite, o Cruzeiro questiona os critérios que levaram o técnico Tite a convocar jogadores de apenas três envolvidos nas semifinais – Flamengo e Corinthians também tiveram atletas chamados – e só poupar o Palmeiras de um desfalque no duelo de ida. 

”Não entendemos o critério usado pelo treinador da Seleção Brasileira. Desfalcar apenas o Cruzeiro e deixar o Palmeiras completo para nos enfrentar foi algo injusto. (...) Tem muito dinheiro em jogo nesta fase da Copa do Brasil e só o Cruzeiro foi prejudicado neste duelo (com o Palmeiras). Isso nos deixa com muitas dúvidas sobre os motivos deste tipo de decisão”, declarou, por meio da nota, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado.

O Cruzeiro chegou a citar um trecho do Regulamento Geral de Competições da CBF que prevê igualdade de condições a clubes envolvidos em disputas nacionais.

”Art. 1º - Este Regulamento Geral das Competições (RGC) foi elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no exercício da autonomia constitucional desportiva para concretizar os princípios da integridade, continuidade e estabilidade das competições, do fair play (jogo limpo) desportivo, da imparcialidade, da verdade e da segurança desportiva, buscando assegurar a imprevisibilidade dos resultados, a igualdade de oportunidades, o equilíbrio das disputas e a credibilidade de todos os atores e parceiros envolvidos”.

Além de solicitar a mudança de data à CBF, o Cruzeiro pleiteia a concordância da Rede Globo, emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa do Brasil. 

”Itair Machado está em contato com a Confederação Brasileira de Futebol e com a detentora dos direitos de transmissão da Copa do Brasil solicitando que a partida de ida entre Cruzeiro e Palmeiras seja realizada na quinta-feira, 13 de setembro, com o objetivo de atenuar, ainda que de forma  parcialmente satisfatória, a diferença de tratamento dada aos dois clubes na convocação divulgada nesta sexta-feira”, diz a nota do Cruzeiro.

“Estamos trabalhando forte para tentar minimizar os problemas”, concluiu Itair Machado.

O técnico Mano Menezes também entende que o mais justo é a CBF alterar a data do jogo com o Palmeiras.



O jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil será realizado em 26 de setembro, de acordo com a tabela original. Os mandos de campo serão sorteados pela CBF na próxima semana.




Tags: itair machado tite seriea copadobrasil palmeirassp futinternacional futnacional seleção selefut dedé