Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Cinco campeões da Libertadores podem entrar no caminho do Cruzeiro nas oitavas; lista pode aumentar

Definição de todas as vagas ocorrerá nesta quinta-feira

postado em 08/05/2019 23:55 / atualizado em 09/05/2019 01:04

<i>(Foto: AFP)</i>

A Copa Libertadores já tem 12 classificados para as oitavas de final. Faltam as definições dos grupos C e G. Com o primeiro lugar confirmado em sua chave, o Cruzeiro vai enfrentar um segundo colocado. O adversário será conhecido em sorteio realizado na próxima segunda-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai.

Potenciais adversários celestes, seis clubes já estão confirmados em segundo. Alguns são de grande tradição, com títulos da Liberadores em suas salas de troféus, como River Plate (3 vezes campeão do torneio), Nacional do Uruguai (3), Grêmio (3), San Lorenzo (1) e LDU do Equador (1).

Outros dois campeões da América podem ficar em segundo: Olimpia do Paraguai e Boca Juniors da Argentina.

Faltando uma rodada, o Olimpia lidera o Grupo C, com 9 pontos. Godoy Cruz-ARG e Universidad de Concepción-CHI estão empatados, com 6 pontos. O time argentino tem saldo maior do que o chileno: 1 e -1. Até o quarto colocado, o Sporting Cristal do Peru, com 4 pontos, tem chances (saldo de - 4).

Na última rodada, Godoy e Concepción se enfrentam na Argentina. Quem vencer fica no segundo posto, podendo sonhar com o primeiro se o Olimpia perder para o Sporting Cristal, no Paraguai. O time peruano tem chance pequena de classificação, já que teria que golear o clube paraguaio e torcer por um empate na outra partida.

Por sua vez, o Boca está muito perto da vaga, já que tem 8 pontos (saldo de 4) e observa Tolima (-3 de saldo) e Jorge Wilstermann (-7) com 5 pontos cada. A diferença no saldo deixa o clube argentino mais tranquilo na briga pela última vaga.

Na rodada derradeira, o Boca Juniors encara o Athletico-PR, já classificado, com 9 pontos, na Argentina. Uma vitória deixa o time da Bombonera na primeira posição do grupo. O Boca só corre o risco de ficar fora se for derrotado e houver uma goleada histórica em Jorge Wilstermann x Tolima, na Bolívia.

O único já classificado no segundo posto que não conquistou o titulo da Libertadores é o Emelec. A equipe equatoriana estava na chave B e ficou com 9 pontos. Nesta quarta, os elétricos venceram o  Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão.

Por ter ficado em segundo geral – a melhor campanha foi do Palmeiras (clique aqui e veja a tabela), o Cruzeiro terá a vantagem de decidir em casa no mata-mata nas fases oitavas de final, quartas de final e semifinal, desde que não enfrente o clube paulista em algum momento. A decisão da Libertadores será em jogo único, no dia 23 de novembro, no Estádio Nacional, em Santiago, capital do Chile.

Situações dos grupos

Grupo A
1 – Internacional
2 – River Plate-ARG

Grupo B
1 – Cruzeiro
2 – Emelec-EQU

Grupo C (Indefinido)
1 – Olimpia-PAR: 9 pontos (saldo: 4)
2 – Godoy Cruz-ARG: 6 pontos (saldo: 1)
3 - Universidad de Concepción-CHI: 6 pontos (saldo: - 1)
4 - Sporting Cristal-PER: 4 pontos (saldo: -4)

Grupo D
1 – Flamengo
2 - LDU-EQU

Grupo E
1 – Cerro Porteño-PAR
2 - Nacional-URU

Grupo F
1 - Palmeiras
2 – San Lorenzo-ARG

Grupo G (Indefinido)
1 – Athletico-PR: 9 (saldo: 6)
2 – Boca Juniors-ARG: 8 (saldo: 4)
3 – Tolima-COL: 5 (saldo: -3)
4 - Jorge Wilstermann-BOL: 5 (saldo: -7)

Grupo H
1 - Libertad-PAR
2 - Grêmio

Tags: raposa sorteio libertadores2019 cruzeiroec