Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Oposicionistas, últimos três ex-presidentes se unem por próxima eleição do Cruzeiro; Pedro Lourenço lidera preferência

Alvimar de Oliveira Costa, Zezé Perrella e Gilvan lideram oposição

postado em 26/09/2019 06:01 / atualizado em 26/09/2019 03:38

<i>(Foto: Arquivo EM)</i>
Passados quatro meses do início dos escândalos envolvendo o presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, e toda sua cúpula - investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público -, as articulações nos bastidores da política do clube se intensificaram já visando ao próximo pleito.

Ex-presidentes, antigos aliados e depois desafetos, Zezé Perrella (2009/2011) e Gilvan de Pinho Tavares (2012/2017) voltaram a se unir e trabalham numa chapa única para a próxima eleição, marcada para o segundo semestre de 2020. A dupla ainda conta com a relevante articulação do também ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa (2003/2008), tido como um dos principais pacificadores do Conselho Deliberativo da Raposa.

A conta é de que o Conselho Deliberativo do Cruzeiro está dividido. Hermínio Lemos, primeiro vice, Wagner Pires de Sá, e principalmente Itair Machado, homem mais poderoso da estrutura administrativa do clube na atualidade, detêm o poder sobre cerca de metade dos associados. Zezé e Gilvan, somados, teriam aproximadamente 50% sob controle.

Diante de toda turbulência e exposição, Wagner tem repensado a possibilidade de concorrer em 2020. Se antes das denúncias ele já tinha até chapa - que possivelmente teria a participação do filho de Perrella, Gustavo -, hoje não há certeza sobre sua participação no pleito. Com a cabeça voltada para o momento turbulento, não há, neste momento, sequer um debate sobre quadros possíveis neste grupo. Sabe-se, porém, que o vice Hermínio Lemos pleiteia uma indicação

Do outro lado, o nome da oposição, que também tem circulado entre membros da situação, é, quase que exclusivamente, o de Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH. Em 19 de março, a coluna Jogo Rápido, do Superesportes, revelou que Pedrinho, como é conhecido o empresário, já começava a pavimentar uma candidatura. Nos últimos dias, ele chegou a ser convidado para já compor o quadro da atual administração.

A grande dúvida desse grupo, porém, é sobre o real desejo de Pedrinho em se candidatar. Nos bastidores, ele não é visto como uma pessoa de personalidade fácil. Em resumo: há um debate sobre qual será a decisão do empresário na ‘hora H’. Se caminhar para o registro de chapa, seu maior objetivo, como também revelou a coluna, é ter o atacadista Emílio Brandi como vice.  

Além do empresário, outras lideranças também buscarão espaço no próximo pleito. Caso, por exemplo, de Sérgio Santos Rodrigues. Derrotado por 35 votos na última eleição, o advogado nunca escondeu o desejo de ocupar a cadeira de presidente do Cruzeiro.



Leia tambémTudo que publicamos sobre as denúncias no Cruzeiro

Tags: copadobrasil seriea interiormg cruzeiro