Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Joel, do Cruzeiro, relembra desespero da família com problema cardíaco e comemora retorno ao futebol: 'Uma vitória'

Atacante foi diagnosticado com uma anomalia em sua artéria coronária, mas conseguiu a liberação para retornar aos gramados

postado em 23/10/2019 15:30 / atualizado em 23/10/2019 17:35

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>

O atacante Joel recebeu em junho resultado de exame que apontou uma anomalia em sua artéria coronária. Esse problema cardíaco o tirou da Copa Africana de Nações, cuja participação era um sonho de criança. Ele estava na lista de inscritos da Seleção Camaronesa. Entre os familiares, o sentimento era de desespero. A esposa entrou em choque.

Tudo isso, contudo, não passou de um grande susto. O atacante fez novos exames em dois dos principais centros cardiológicos do Brasil e foi liberado. Joel considera a volta ao futebol uma vitória pessoal. Ele entrou no segundo tempo na vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians, por 2 a 1, no Itaquerão, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Em entrevista na Toca da Raposa II, nesta quarta-feira, Joel disse que não chegou a ficar temeroso com o fim da sua carreira porque os médicos da Seleção Camaronesa fizeram questão de tranquilizá-lo sobre o quadro clínico. Ele relembrou todo o processo que resultou no seu corte da Copa Africana de Nações.

“Essa situação aconteceu quando estava longe da família. Estava no Egito e fomos para a Espanha para fazer a pré-temporada para a Copa Africana de Nações. Quando saiu a lista definitiva dos 23 jogadores, inclusive estava na lista, chegamos a fazer exames médicos. E, com esses exames, foi sugerido fazer um exame a mais. Neste exame, tinha alteração na artéria coronária, mas nada que possa me impedir de jogar. Pelo fato de Camarões ter vários casos como esses, a CAF optou por não me deixar disputar esse torneio até ter uma posição muito esclarecida a respeito. Foi mais uma falta de tempo para analisar. Foi uma coisa rápida, superficial”, frisou o atacante.

“Fiz exame 8 horas e meio-dia tinha que ter uma posição. Assim que foi visto anomalia, o Cruzeiro pediu a minha volta e fui para o hospital para fazer vários tipos de exame, passei  por vários cardiologistas e sempre todos disseram a mesma coisa. Estava longe da família, minha esposa entrou em desespero, o meu filho ainda é pequeno, não entende bem. Mas minha família entrou em desespero, porque eles sabiam do sonho que estava tentando realizar disputando a Copa Africana de Nações. Então, disputar um torneio como esse era uma vitória, um sonho que estava sendo realizado. Ver esse sonho interrompido por uma situação médica todo mundo entrou em choque. Mas os médicos da Seleção de Camarões já me tranquilizaram e disseram que é uma coisa curável. Isso me tranquilizou. Temos vários exemplos como Abidal e Kanu que fizeram intervenções cirúrgicas mais agressivas e voltaram a jogar normalmente. Então, para mim estava muito tranquilo. Tinha certeza que não tinha nada que poderia me prejudicar”, frisou.

Joel estava emprestado pelo Cruzeiro ao Marítimo. Ele permaneceu no clube português entre o início de 2018 a julho deste ano. O jogador chegou à Raposa em janeiro de 2015, por R$ 2,5 milhões pagos ao Londrina (50% dos direitos econômicos). Ele havia defendido o Coritiba no Campeonato Brasileiro de 2014, competição na qual marcou oito gols em 20 partidas.

No Cruzeiro, Joel não conseguiu se firmar e fez apenas três gols em 24 jogos. Em seguida, foi emprestado a Santos, Botafogo, Avaí e Marítimo. Por este último, obteve maior destaque, com 19 gols em 49 partidas, e despertou a atenção dos três grandes clubes lusitanos - Benfica, Porto e Sporting.

De volta ao time celeste, Joel veste a camisa 37. No último sábado, ele participou de 12 minutos da vitória celeste sobre o Corinthians. O atacante disse que o retorno foi uma vitória. “Esse processo foi pouquinho difícil, porque fique praticamente de três semanas a um mês esperando essa definição. Estava andando de cardiologista em cardiologista para ter várias opiniões. Fico feliz por ter dado tudo certo. No final, recebi o laudo do doutor Nabil, que é um dos cardiologistas mais reconhecidos e experientes nesta área. Recebendo esse laudo, tirou qualquer tipo de dúvida e de incerteza. Isso para mim foi uma vitória”.

Tags: cruzeiroec joel seriea coração retorno futebol