Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Entenda como funcionará estrutura administrativa do Cruzeiro após renúncias de Wagner e vices; saiba detalhes da ata

Mudanças estão previstas em documento assinado por atores políticos

postado em 19/12/2019 19:37

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

O presidente Wagner Pires de Sá e o primeiro vice-presidente, Hermínio Lemosassinaram, na noite desta quinta-feira, uma ata de reunião em que oficializaram suas respectivas renúncias. No documento, obtido pelo Superesportes, eles também respaldam a nova estrutura administrativa do Cruzeiro. Segundo vice, Ronaldo Granata prometeu assinar a ata nesta sexta-feira

Além da renúncia do presidente e dos vices, o documento servirá como renúncias, a partir de 1º de junho de 2020, do presidente do Conselho Deliberativo, José Dalai Rocha; do 1º secretário, Paulo Roberto Sifuentes Costa; e do 2º secretário do Conselho Deliberativo, Waldeyr Estevão Júnior. Os três também assinaram a ata.

A ata ainda revela o mês das próximas eleições, determina a nomeação do Conselho de Notáveis, a presidência interina do Clube a José Dalai Rocha, entre outros detalhes. Leia nos tópicos abaixo:

1) Renúncia da mesa diretora do Conselho Deliberativo: o documento também é assinado por José Dalai Rocha, presidente do Conselho Deliberativo; Paulo Roberto Sifuentes Costa, 1º secretário do Conselho Deliberativo; e Waldeyr Estevão Júnior, 2º secretário do Conselho Deliberativo. Eles abrem mão do cargo de 1 de junho de 2020 a 31 de dezembro de 2020. 

2) Assunção de José Dalai Rocha à presidência interina do Cruzeiro: seguindo o que determina o parágrafo 2º do artigo 26 do Estatuto Social do Cruzeiro, o documento define que o atual presidente do Conselho Deliberativo assume a presidência interina do Cruzeiro até a posse de um novo presidente. Ele delegará as funções ao presidente do Conselho de Notáveis.

3) Convocação de novas eleições: o documento também define que Dalai Rocha tem até 60 dias para convocar novas eleições. Os pleitos para escolher presidente e dois vices-presidentes do clube, além de presidente e dois secretários do Conselho Deliberativo, deverão acontecer em maio de 2020, com posse marcada para 1º de junho de 2020. 

4) Nomeação de Conselho de Notáveis: no documento, fica acertada a criação do Conselho de Notáveis, nos termos do artigo 83 do Estatuto Social do Cruzeiro. Os nomes dos oito empresários, que também assinarão o documento, estão descritos: Pedro Lourenço, Emílio Brandi, Pietro Sportelli, Alexandre de Souza Faria, Carlos Ferreira Rocha, Jarbas Matias dos Reis, Saulo Tomaz Froes e Walter Cardinali.

5) Presidência do Conselho de Notáveis: a ata diz ainda que os integrantes do Conselho de Notáveis deverão, entre si, determinar quem exercerá a presidência do Conselho de Notáveis. Não há especificação se isso acontecerá por meio de votação ou nomeação. O escolhido exercerá as funções de presidente do clube.  

6) Vedada remuneração de Conselho de Notáveis: em um dos pontos, a ata que será assinada por todos os atores políticos do Cruzeiro proíbe “a qualquer título” remuneração a qualquer um dos integrantes do Conselho de Notáveis. 

Tags: Cruzeiro interiormg futnacional