Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após receber ataques, presidente do Cruzeiro recebe 'João Doido', que mente ao dizer que não conhecia Itair Machado

No encontro, Dalai chegou a falar que estava alinhado com João Doido no projeto de reconstrução do Cruzeiro

postado em 24/01/2020 22:49 / atualizado em 25/01/2020 17:02

(Foto: Reprodução)
Presidente interino do Cruzeiro, José Dalai Rocha se reuniu com um dos seus opositores mais ferrenhos no Conselho Deliberativo do Cruzeiro: João José Moreira Neto, mais conhecido como ‘João Doido’. Depois da conversa na Sede Administrativa, os dois se mostraram alinhados no projeto de ‘reconstrução do clube’.



“Eu estou tendo o prazer de receber a visita do senhor João José Moreira Neto. Ele, até um tempo atrás, divergia de algumas posições minhas. Mas, agora, examinando melhor a coisa, percebeu que, pelo menos, boa intenção a gente tem nessa reconstrução do Cruzeiro. Então, com muito prazer, estou recebendo a visita dele e gostaria que todos soubessem que nós agora estamos trabalhando juntos na reconstrução do Cruzeiro”, disse Dalai.

Em 8 de janeiro, Dalai divulgou uma carta na qual revelou que João ‘Maluco’ tinha se lançado candidato à presidência do Cruzeiro no pleito marcado para maio e que seria apoiado por integrantes da Família União, grupo político do ex-presidente Wagner Pires de Sá e do ex-vice de futebol Itair Machado. 

No mesmo documento, Dalai revelou à época que vinha sendo perseguido por João ‘Maluco’. “Em meio a tantos e graves problemas, todo dia recebo mensagens de um tal de João Maluco, que não conheço, mas que me ataca obstinadamente. (..) Tudo isto é opinião pessoal do João Maluco e ele tem todo direito de tê-la; como tem direito de lançar sua candidatura como já lançou, com a confiança de quem ‘nunca perdeu uma eleição’, como alardeia,  anunciando os companheiros de chapa: Vitorio Galinari, Itair, Wagner, Hermínio e Gaúcho”.

João diz não conhecer Itair, mas é desmentido por vídeo

No vídeo gravado ao lado de Dalai, João Doido diz não ter qualquer vínculo com a Família União e não conhecer Itair Machado.

“É, que eu queria agradecer ao senhor Dalai. Esclareci pra ele que eu não tenho nenhum vínculo com a Família União, muito menos com o senhor Itair Machado, que mal...nem conheço, conheço só pela imprensa. Expliquei tudo pra ele. Vim aqui também agradecê-lo, por ele ter ‘pego’ o Cruzeiro nesse problema todo e ele está conseguindo pacificar o Cruzeiro. E estou ao inteiro dispor do senhor, tá, doutor Dalai? Se o senhor precisar de mim, estarei às ordens”, disse o conselheiro e pré-candidato à presidência.

Apesar da afirmação, um vídeo que circula nas redes sociais mostra João junto de Itair Machado em uma festa no clube social do Cruzeiro, em 2019. Na gravação, o conselheiro faz elogios rasgados ao ex-vice-presidente de futebol e diz que Eduardo Maluf, ex-diretor de futebol de Cruzeiro e Atlético e que faleceu em 2017, aprendeu tudo com Itair. O vídeo abaixo, editado pelo Superesportes, mostra a contradição:


“Amigos, para quem gosta do Maluf, quem fez o Maluf foi esse cara aqui: Itair Machado. Quem conhece tudo de futebol. Eles têm medo dele, do presidente Wagner, do vice-presidente Hermínio. Esse é o cara que ensinou o Maluf. É o pai do Maluf”, afirma João Doido ao lado de Itair Machado.

Alinhado com a Família União

João Doido'  ficou conhecido em 2019 depois de divulgar vídeos de apoio ao ex-presidente Wagner Pires de Sá e ao ex-vice-presidente de futebol, Itair Machado. Ele é uma das pessoas que assinou, em setembro de 2019, um pedido à Justiça para que Itair retornasse ao cargo, do qual foi afastado, na diretoria celeste.

No começo de janeiro, João enviou um áudio a correligionários e confirmou que será candidato à presidência do Cruzeiro. “Hoje eu sou candidato à presidência do Cruzeiro. Tem um documento assinado por uma pessoa (Dalai Rocha) que não tem legalidade para estar no cargo, entendeu? Ele me chamou de maluco, mas eu me orgulho pelo apelido de João Doido. Todo mundo sabe, na história do Cruzeiro, todos os presidentes vivos do Cruzeiro, sabem que minha loucura sempre foi pelo Cruzeiro", disse João José Moreira Neto, o João Doido.

Gestão de Wagner na mira da Polícia e do MP

A gestão de Wagner Pires de Sá, defendida por João Doido, é investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Minas por supostos crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Várias das denúncias recaem sobre o ex-vice-presidente de futebol, Itair Machado, e o ex-diretor-geral Sérgio Nonato. 

Esta semana, a Justiça determinou a quebra de sigilo bancário de integrantes da antiga diretoria do Cruzeiro. Estão na lista o ex-presidente Wagner Pires de Sá, o ex-vice-presidente de futebol Itair Machado, o ex-diretor-geral Sérgio Nonato e o ex-diretor jurídico Fabiano de Oliveira Costa. 

O Superesportes apurou ainda que a Justiça também ordenou a quebra de sigilo de dados digitais de ex-dirigentes. Tanto que a Polícia Civil e o Ministério Público já tiveram acesso a e-mails trocados com mensagens e documentos referentes à administração de Wagner Pires no Cruzeiro.

De vários conselheiros remunerados que foram intimados a depor, dois negociam uma espécie de “colaboração premiada” para revelar como tudo aconteceu ao longo desse período.

As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público miram ainda contratos com empresários e jogadores. Existe a suspeita de “rachadinha”, já que a diretoria ofereceu constantes reajustes e outros benefícios separados dos salários na carteira de trabalho e em direitos de imagem de atletas.

Palavra de João

Ao SuperesportesJoão José Moreira Neto disse que se encontrou com Itair Machado em duas ocasiões, mas que não tem relação com o ex-vice de futebol do Cruzeiro.

João contou, também, que foi ameaçado de morte por um indivíduo que foi até à sua residência.

"O cara na hora desistiu de me matar. Tenho a gravação aqui, mas não posso passar. Foi orientação do advogado não repassar isso. Não quero render. Conversei com a pessoa via whatsapp e expliquei pra ele as coisas que estão acontecendo no Cruzeiro, e ele entendeu. Foi na minha casa. Alguns vagabundos colocaram endereço e telefone de vários conselheiros nas redes sociais. Ele veio aqui com arma na mão, mas desistiu de me matar. Graças a Deus, não chegou às vias de fato. A minha filha veio de São Paulo, com a minha netinha, e eu pedi para ela não vir aqui para casa. Meu portão está todo amassado, de torcida chegar e chutar aqui, por eles me aliarem ao Itair. Encontrei com Itair duas vezes, quero deixar bem claro", afirmou João.

Sobre a contradição entre a afirmação de que só conhecia Itair 'pela imprensa' e o vídeo em que aparece enaltecenco o dirigente, João explicou os encontros que teve com o ex-dirigente.

"Aquela gravação em que eu apareço numa festa com Itair… Encontrei com Itair duas vezes na vida. Uma vez na Toca II, numa reunião com 50 conselheiros, antes da eleição do Wagner. A segunda numa festa, onde foi feita aquela gravação em que eu digo que ele fez o Maluf. O Cruzeiro estava numa boa. Ninguém sabia até então os problemas do Itair. Na época, ele era o ‘Mitair do Cruzeiro’. Estão usando isso agora para me prejudicar", disse à reportagem.


Tags: Cruzeiro serieb interiormg Itair Machado mercadobola João Doido José Dalai Rocha