Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro contrata consultoria especializada em gestão de riscos e investigações corporativas

Clube investigará irregularidades da gestão anterior, de Wagner Pires de Sá

postado em 02/03/2020 16:04 / atualizado em 02/03/2020 16:12

(Foto: Divulgação/Cruzeiro)
O Cruzeiro assinou nesta segunda-feira contrato com a consultoria Kroll, especializada em gestão de risco, investigações corporativas, compliance e cibersegurança. Ao mesmo tempo que ajudará o Núcleo Dirigente Transitório e o futuro presidente a identificar irregularidades nas gestões anteriores, a empresa auxiliará a cúpula cruzeirense a organizar a parte administrativa e a implantar políticas efetivas de transparência.

A gestão anterior do Cruzeiro, encabeçada pelo ex-presidente Wagner Pires de Sá, que renunciou em dezembro, é investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público por supostos crimes de lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e falsidade ideológica. Várias transferências de atletas e pagamentos de comissões de agentes estão sob análise. Em dois anos à frente do clube, Wagner e sua diretoria elevaram a dívida cruzeirense de R$ 387 milhões para cerca de R$ 800 milhões.

A administração de Wagner Pires de Sá ainda comprometeu o Cruzeiro ao antecipar receitas de TV e ao interromper pagamentos de parcelas do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

Segundo o Núcleo Dirigente Transitório, que assumiu a gestão do Cruzeiro em janeiro deste ano, a Kroll foi escolhida por ter ampla experiência no segmento esportivo.

“É um dia importantíssimo para o Cruzeiro, em todos os níveis. O clube passa por uma fase de reconstrução, e ela está ligada à recuperação da imagem e da credibilidade, o que só será possível com uma avaliação muito precisa de tudo o que aconteceu para o Cruzeiro chegar onde chegou. Os profissionais da Kroll, que é muito respeitada em todo o mundo, terão todo o suporte para fazerem o seu trabalho”, afirmou Emílio Brandi, responsável pela área administrativa e financeira no núcleo gestor.

Responsável pelos departamentos de marketing e patrimônio do Cruzeiro, Gustavo Gatti vê a empresa como aliada no processo de dar um rumo ao clube. “Nós estamos em um processo de passar o Cruzeiro a limpo, de transparência, de purificação e de compliance. E para a implantação efetiva do compliance nós precisamos ter um terreno pavimentado, claro, não podemos estar sob um pântano, todo dia desconfiando do que ficou para trás. Por isso nós contratamos uma empresa especializada, de auditoria e investigação, que irá nos passar uma radiografia dos últimos anos. E a partir daí nós podemos, com a assessoria de uma empresa internacional, fazer nosso modelo de gestão e planejamento, para que o Cruzeiro não cometa os mesmos erros do passado”.

Tags: serieb consultoria interiormg Wagner Pires de Sá Núcleo Dirigente Transitório Kroll