Cruzeiro
None

CRUZEIRO

FAQs: perguntas e respostas sobre a eleição para presidência do Cruzeiro e do Conselho

Pleito será nesta quinta-feira, de 9h às 16h, no Barro Preto

postado em 21/05/2020 08:00 / atualizado em 21/05/2020 02:26

(Foto: Jaci Silveira/Cruzeiro)
Os conselheiros beneméritos, efetivos e natos do Cruzeiro escolherão, nesta quinta-feira, quais serão os próximos presidente, vice-presidente e 2º vice-presidente do clube. Também terão a responsabilidade de eleger novo mandatário para o Conselho Deliberativo e uma mesa diretora formada por vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.


Já para a presidência do Conselho Deliberativo, disputam Paulo César Pedrosa, da chapa 'Somos Todos Cruzeiro'; Paulo Roberto Sifuentes, da chapa 'Renovação Azul'; Giovanni Baroni, da chapa 'Transparência e Reconstrução', além de Luiz Carlos Rodrigues Filho, da chapa 'Independente'. Clique aqui detalhes de todos os concorrentes

Mas você sabe quais são as regras da eleição? Até quando vão durar os mandatos? Se o voto é obrigatório? Se há valoração diferente entre os conselheiros? O Superesportes responde nesse FAQs (sigla de frequently asked questions. Perguntas mais frequentes na tradução literal). Leia abaixo:

Ao fim deste mandato-tampão, o presidente eleito poderá tentar a reeleição?

Sim. No entanto, diferentemente de outros ex-presidentes, ele só poderá acumular três anos e sete meses no cargo. Um mandato de sete meses, entre junho e dezembro de 2020, e outro, caso vença eleição no fim deste ano, até o fim de 2023. 

A chapa eleita para a mesa diretora do Conselho Deliberativo poderá tentar reeleição?

Não. O mandato da mesa diretora eleita para o Conselho Deliberativo terminará em 31 de dezembro de 2021. Nova eleição terá que ser realizada. O artigo 21 do Estatuto proíbe “a reeleição para o mesmo cargo da mesa diretora”. 

Até quando serão os mandatos dos presidentes e da mesa diretora do Conselho Deliberativo?

Os eleitos terão mandatos até 31 de dezembro de 2020. 

O voto é obrigatório?

Não há obrigatoriedade do voto. O Estatuto do Cruzeiro diz, no entanto, que perderá o mandato “o conselheiro que faltar, sem justificativa plausível, a três reuniões consecutivas, indistintamente, do Conselho Deliberativo”. 

Como serão contados os votos dos conselheiros que tiveram expulsões assinadas por José Dalai Rocha?

A decisão sobre como os votos desses conselheiros serão colhidos será tomada instantes antes da votação pela Comissão Eleitoral. Presidente do grupo, Gilvan defende que se cumpra uma ordem judicial, que manda que os envelopes sejam depositados nas mesmas urnas dos demais conselheiros. 

Os votos dos conselheiros (beneméritos, natos e efetivos) têm valorações diferentes?

Não. A valoração diferente dos votos acontece apenas em reuniões da Assembleia Geral do Cruzeiro. 

Quais são os critérios caso exista algum tipo de empate nas eleições?

De acordo com o Estatuto do Cruzeiro, em caso de empate, será proclamada eleita a chapa cujo candidato à presidência contar mais tempo de inscrição e permanência no quadro de associados. Se persistir o empate será eleita a chapa do candidato à presidência que for mais idoso. A mesma regra se aplica à eleição para a mesa diretora do Conselho. 

É necessária apenas maioria simples dos votos para que a eleição de uma chapa seja confirmada?

Sim. Basta maioria simples dos votos para que uma das chapas seja considerada vencedora no pleito. 

Quando saem os resultados das eleições?

A apuração dos votos será iniciada logo após o fim do pleito. Às 16h, apenas os conselheiros que já estiverem nas filas poderão votar. A expectativa é de que as urnas sejam fechadas até as 16h30. Em 2017, quando foram apurados 445 envelopes, o resultado foi divulgado em cerca de 50 minutos. 

Qual a data das posses dos novo presidentes e do restante da mesa diretora do Conselho Deliberativo?

As posses estão marcadas para 1º de junho. Em 22 de maio, porém, no dia seguinte ao pleito, o eleito para presidência do clube será convidado por José Dalai Rocha para uma reunião com o Conselho Gestor. Há expectativa de que ele participe de uma transição desde então.  

Quais são as medidas sanitárias adotadas para realização da eleição em meio ao coronavírus?

Os conselheiros têm intervalos de horários pré-determinados para votar. A lista foi feita seguindo a ordem alfabética. Além disso, haverá medição de temperatura dos conselheiros na chegada ao Clube Social do Barro Preto. 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional