Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Quem é quem? Conheça os 22 candidatos a cargos no Cruzeiro em eleição desta quinta

Pleito decidirá presidente, vices e composição da mesa diretora do Conselho

postado em 21/05/2020 07:00 / atualizado em 21/05/2020 02:57

(Foto: Tiago Mattar/Superesportes)
Cruzeiro decide, nesta quinta-feira, quem comandará o clube até 31 de dezembro. Sérgio Santos Rodrigues e Ronaldo Granata disputam o pleito para presidência, enquanto Paulo César Pedrosa, Paulo Roberto Sifuentes, Giovanni Baroni e Luiz Carlos Rodrigues Filho são os postulantes ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo.

Mas você sabe quem são os outros 16 candidatos que compõem as chapas para a eleição do Cruzeiro? O Superesportes apresenta um breve perfil de cada um deles, que também terão papel fundamental caso eleitos em um dos pleitos mais importantes da história do Cruzeiro.


Leia abaixo o breve perfil de cada um dos 22 candidatos a cargos no Cruzeiro. Clicando no nome de cada um dos cabeças de chapa, você também consegue ler entrevistas realizadas pelo Superesportes ao longo das últimas semanas.

Chapas para eleição da presidência do clube

Chapa ‘Centenário’


(Foto: Montagem com fotos de divulgação)

Candidato à presidência: Sérgio Santos Rodrigues - Candidato à presidência na última eleição encabeçando a chapa apoiada pelos irmãos Zezé Perrella e Alvimar de Oliveira Costa, Sérgio, de 37 anos, foi derrotado por diferença de 35 votos para Wagner Pires de Sá. Ao longo da trajetória no Cruzeiro, o advogado foi assessor jurídico da presidência, superintendente de negócios internacionais e superintendente de futebol. 

Candidato à primeira vice-presidência: Lidson Potsch Magalhães - Médico, conselheiro nato há mais de 30 anos, também integrou antigas diretorias e foi vice-presidente médico na gestão de Benito Masci. Já teve quatro mandatos como vice-presidente, além de ter sido vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Candidato à segunda vice-presidência: Biagio Pelluso - Administrador de empresas, associou-se ao clube ainda na década de 60. Foi vice-presidente do Cruzeiro entre 2006 e 2011, em gestões dos irmãos Perrella. 

Chapa ‘Cruzeiro Primeiro’

(Foto: Montagem com fotos de divulgação)

Candidato à presidência: Ronaldo Granata - ex-segundo vice-presidente, foi eleito na chapa de Wagner Pires de Sá, em 2017, mas rompeu com o ex-presidente antes da posse. Renunciou ao cargo em dezembro de 2019, junto de seus pares. Tem 46 anos, é empresário nos ramos de agricultura, pecuária e construção civil. 

Candidato à vice-presidência: Maurício Marques da Silva - ex-vice-presidente do Cruzeiro, tem 66 anos e forte atuação na política do clube. Conselheiro nato, é empresário do ramo financeiro e também já atuou no Conselho Fiscal da Raposa. 

Candidato à 2ª vice-presidência: Ailton Ricaldoni Lobo - tem 73 anos, é sócio do Cruzeiro desde 1968. Empresário, conselheiro nato, preside o conselho de administração da Clemper, do ramo de dispositivos de proteção contra raios e surtos elétricos. 

Chapas para a mesa diretora do Conselho Deliberativo

Chapa ‘Somos Todos Cruzeiro’

(Foto: Divulgação)

Candidato à presidência: Paulo César Pedrosa - Presidente licenciado do Conselho Fiscal, Paulo César Pedrosa venceu o pleito em 2017 para fiscalizar a gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá com o apoio do próprio ex-mandatário. Aos 65 anos, o comerciante tenta chegar pela primeira vez ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo. É conselheiro nato e chegou ao clube há aproximadamente 25 anos.

Candidato à vice-presidência: Nagib Simões - Supervisor de vendas, é conselheiro nato, tem 56 anos e chegou ao Conselho Deliberativo do Cruzeiro em 1996.

Candidato à 1ª secretaria: Evandro Vassali - Comerciante, é conselheiro nato, tem 53 anos e chegou ao Conselho Deliberativo do Cruzeiro em 1990.

Candidato à 2ª secretaria: Marcus Edmundo Lambertucci - Administrador de empresas, é conselheiro efetivo, tem 65 anos, e entrou para o Conselho Deliberativo em 2015.

Chapa ‘Renovação Azul’

(Foto: Divulgação)
Candidato à presidência: Paulo Roberto Sifuentes - Atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sifuentes herdou a vaga de Dalai Rocha, promovido ao posto principal do órgão em 2019, quando Zezé Perrella renunciou ao cargo de presidente. Tem 66 anos, é advogado, professor da PUC Minas e conselheiro nato. Membro do Conselho desde 1992.  

Candidato à vice-presidência: Waldeyr Estevão de Paula Junior - Atual primeiro secretário do Conselho Deliberativo, Waldeyr herdou a vaga de Sifuentes na mesa diretora. Tem 57 anos, é servidor público federal, conselheiro nato e membro do Conselho Deliberativo desde 2003.

Candidato à 1ª secretaria: Jairo Soares Maia - Engenheiro mecânico, especializado em gerenciamento de projetos, tem 60 anos e é conselheiro nato. Membro do Conselho Deliberativo desde 1992.

Candidato à 2ª secretaria: Herones Marcio Amaral Lima - Contador, tem 60 anos, é conselheiro nato e membro do Conselho Deliberativo do Cruzeiro desde 1994.

Chapa ‘Transparência e Reconstrução’

(Foto: Divulgação)

Candidato à presidência: Giovanni Marcos Baroni - Candidato à vice-presidência na chapa derrotada de Sérgio Santos Rodrigues nas eleições de 2017, Baroni rompeu com a ala de Perrella e é candidato à presidência do Conselho Deliberativo apoiado pelo Conselho Gestor. Tem 51 anos, é administrador de empresas, conselheiro nato desde 2003 e chegou ao Conselho em 1999.

Candidato à vice-presidência: Celso Luiz Chimbida - Ex-integrante do Conselho Fiscal, renunciou ao posto depois de portaria do ex-presidente Wagner Pires de Sá colocar sigilo sob documentos da gestão. Tem 59 anos, é bacharel em direito e empresário. Conselheiro nato desde 2003, integrou o Conselho de Ética em 2020 e chegou ao Conselho Deliberativo em 1999. 

Candidato à 1ª secretaria: Alexandre de Souza Faria - integrante do Conselho Gestor e responsável pelas finanças do Cruzeiro no primeiro semestre de 2020, é empresário, associado do Cruzeiro desde a década de 90, conselheiro nato e está no Conselho Deliberativo desde 2004.

Candidato à 2ª secretaria: Alysson Vilela Caires - empresário, é sócio do Cruzeiro desde 1992 e se tornou conselheiro sete anos depois, em 1999. Atualmente, é conselheiro efetivo. 

‘Chapa Independente’

(Foto: Divulgação)

Candidato à presidência: Luiz Carlos Rodrigues Filho - Empresário no ramo de entretenimento e gastronomia, é filho de Luiz Carlos Rodrigues, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro. Tem 59 anos e é conselheiro há mais de 30 anos. 

Candidato à vice-presidência: Roberto Alvares Magalhães - Bacharel em economia, é empresário e atua como produtor audiovisual. Tem 56 anos e é conselheiro nato há 30.

Candidato à 1ª secretaria: André Fernandes - Empresário do ramo imobiliário, tem 44 anos, é sócio há mais de 15 e está no terceiro mandato como conselheiro efetivo. 

Candidato à 2ª secretaria: André Elian Martins - Coordenador comercial, tem 38 anos e está no primeiro mandato como conselheiro efetivo.

Leia também: Entenda por que a eleição desta quinta é uma das mais importantes da história do Cruzeiro

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional