Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Advogada cita regulamento da Fifa e alerta que Cruzeiro pode sofrer punição por eventual 'influência' de Pedro Lourenço na gestão

Mariana Pimentel utilizou como base artigo 18bis de regulamento da Fifa

postado em 01/09/2020 16:14 / atualizado em 01/09/2020 17:06

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
No último sábado, após a derrota do Cruzeiro para o América por 2 a 1, no Mineirão, o empresário Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH e um dos principais patrocinadores da Raposa, disparou contra Enderson Moreira. Ele chegou a sugerir ao presidente Sérgio Santos Rodrigues que demitisse o técnico pelo baixo rendimento da equipe. 

Nesta terça-feira, em entrevista ao Alterosa Esporte, a advogada Mariana Pimentel alertou que eventual influência do patrocinador na gestão celeste poderá gerar ao Cruzeiro uma punição nos tribunais da Fifa. Ela destacou o artigo 18bis do regulamento da entidade máxima do futebol, que fala justamente sobre as relações entre entidades desportivas e seus parceiros.

“A Fifa tem o artigo 18bis (leia abaixo) que diz que o clube é proibido a estar em qualquer relação que possa influenciar direta ou indiretamente nas decisões do clube, na escalação de jogadores, etc. O que a Fifa entende como terceiro? Qualquer pessoa daquela relação que não seja o clube em si ou seus dirigentes, o jogador e, no caso de uma transferência, o clube anterior do jogador”, disse. 

“Qualquer ator como patrocinador, investidor, banco de empréstimo, não tem o direito, de acordo com a Fifa, de interferir nas decisões esportivas do clube. Não necessariamente precisa haver agora essa demissão. O que está em jogo é saber se existe, de fato, essa interferência do patrocinador na gestão esportiva do clube. Havendo essa comprovação, sendo realidade, o Cruzeiro pode sofrer as mesmas punições, que  vai de multa pecuniária, perda de ponto, rebaixamento e exclusão de campeonato. Nesse caso também tem a previsão de proibição de transferência, mas como é um outro caso, não acho que a CBF vá seguir dessa maneira”, explicou.

Veja o que diz o artigo 18bis do RSTP (regulamento sobre o status e transferência de jogadores, na tradução para o português) da Fifa:

Influência de terceiros em clubes

1. Nenhum clube deve fazer parte de um contrato que permite outro clube/outros clubes, e vice-versa, ou qualquer terceiro interessado adquirir a possibilidade de influenciar em sua independência em questões empregatícias ou relacionadas a transferências, suas políticas ou na performance dos seus times.

2. O Comitê Disciplinar da Fifa pode impor sanções disciplinares em clubes que não observarem as obrigações descritas neste artigo.

Durante a entrevista que concedeu à Rádio 91,7FM, Pedro ainda disse que ligaria para Sérgio Rodrigues para reforçar o desejo pela demissão de Enderson Moreira.

"Vou ligar para ele (Sérgio Rodrigues), tem que tomar atitude. Eu apoiei ele, não vou deixar de apoiar. Se eu fosse o presidente, mandava a comissão técnica embora era hoje. E não é amanhã, não. É hoje. E o time tem que tomar atitude. Esse lenga-lenga não tem jeito de continuar", avaliou.

"Não tem lógica você empatar com o Confiança e achar normal, ganhar da Caldense por 1 a 0 e achar normal, perder para a Chapecoense dentro do Mineirão e achar normal e perder para o América e achar normal. O que vai ser a verdade nossa? Nós vamos viver disso? Empatar com o Confiança?", questionou o empresário.

Sérgio responde a conselheiros


Em mensagem enviada a conselheiros no dia seguinte ao episódio, Sérgio Rodrigues descartou a possibilidade de demitir Enderson Moreira. Ele escreveu que essa não é a melhor solução no momento, embora tenha admitido insatisfação com a produção do time dentro das quatro linhas. 

“Trocar técnico com 6 rodadas não é a solução. Temos que cobrar sim, porque claro que não estamos satisfeitos, mas não tem mágica. Tem trabalho e isso estamos fazendo muito”, avaliou Sérgio. Clique aqui para ler a manifestação do presidente na íntegra.

Nesta terça, após a entrevista da advogada, o Superesportes também procurou o Cruzeiro, que deu a seguinte explicação sobre as relações com o empresário.

"O Sr. Pedro Lourenço é conselheiro e uma figura respeitada por todos, e o clube entende que sua manifestação foi movida de forma natural pela emoção de um torcedor apaixonado. No entanto, o Cruzeiro reforça que a relação formal de Pedrinho com o clube é estritamente comercial, não havendo qualquer tipo de interferência do mesmo em decisões administrativas ou esportivas", afirmou o clube por meio de nota. 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Pedro Lourenço