Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Enderson evita se aprofundar sobre saídas de Judivan, Welinton, João Lucas, Giovanni e Patrick Brey do Cruzeiro: 'Questões internas'

Treinador prefere deixar diretoria se manifestar sobre o assunto

postado em 07/09/2020 23:50 / atualizado em 08/09/2020 01:21

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O técnico Enderson Moreira evitou se aprofundar sobre a decisão de abrir mão dos laterais-esquerdos João Lucas, Giovanni e Patrick Brey, e dos atacantes Welinton e Judivan no Cruzeiro. Ele deixou o assunto a cargo dos responsáveis pelo departamento de futebol.


São questões internas do clube. No momento apropriado, quando o clube achar interessante falar e expor isso, na obrigação de fazer isso para o seu torcedor, vai se pronunciar pelas pessoas que são responsáveis por isso”, disse o treinador, depois do empate por 1 a 1 com o CRB, nesta segunda-feira, no Mineirão, pela oitava rodada da Série B.

Dos atletas fora dos planos da comissão técnica, a situação mais curiosa é de Giovanni, indicado justamente por Enderson Moreira. O lateral-esquerdo de 31 anos foi campeão da Série B pelo América sob o comando do treinador, em 2017. Naquela campanha, ele se destacou na parte ofensiva e marcou dois gols em 17 jogos.

A confiança no bom rendimento de Giovanni era tão grande que o Cruzeiro fechou vínculo até dezembro de 2021. Apesar de ter feito um gol - no empate por 1 a 1 com o CRB, dia 26 de agosto, em Maceió, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil -, o lateral teve atuações ruins, sobretudo na marcação, e foi descartado pelo clube.

João Lucas também havia trabalhado com Enderson Moreira no Ceará, na Série A do Campeonato Brasileiro de 2019. O jogador de 29 anos, contudo, já vinha em baixa desde a “Era” Adilson Batista, responsável por solicitar a sua contratação à diretoria cruzeirense, em janeiro.

Welinton, por sua vez, foi utilizado como reserva em 13 partidas em 2020. Na Série B, ele deu assistência para Jean fazer o segundo gol da vitória sobre o Botafogo-SP, em 8 de agosto, no Mineirão, pela primeira rodada. Nas redes sociais, muitos torcedores se mostraram surpresos e discordaram da dispensa do jovem de 21 anos, visto como opção de velocidade no elenco.

Judivan participou de apenas dois jogos com Enderson, ambos na condição de suplente, e praticamente não teve tempo de mostrar serviço. A carreira dele foi prejudicada em 2015, quando defendeu a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20. O atacante ficou afastado do futebol por mais de dois anos devido a uma grave lesão no joelho esquerdo provocada pelo zagueiro Mauricio Lemos, do Uruguai.

Por fim, Patrick Brey recebeu propostas de clubes da Espanha, Alemanha e Itália, segundo o seu estafe. Na última sexta-feira, em entrevista coletiva, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, já havia ressaltado que o lateral não estava mais integrado ao grupo celeste. Nesta segunda, os empresários do jogador, Anderson Franciscon e Vinícius Nascimento, não retornaram os contatos feitos pelo Superesportes.

Punição na Fifa


Ao abrir mão de três laterais-esquerdos de uma só vez, o Cruzeiro mapeia o mercado para reforçar o setor. O problema é que o time está impedido pela Fifa de registrar jogadores, pois não pagou ao Zorya, da Ucrânia, dívida de 1.159.786,31 euros (cerca de R$ 7 milhões) referente à contratação do atacante Willian, em julho de 2014.

O departamento jurídico celeste já recorreu da punição com o argumento de que o Zorya havia aceitado, num primeiro momento, acordo por meio de cessão de crédito ao grupo Alik Football Management, da Estônia. Se houver demora na análise da defesa, o clube tentará obter o dinheiro junto a parceiros para findar o processo.

É justamente esse imbróglio que impede o Cruzeiro de regularizar o colombiano Iván Angulo, de 21 anos, emprestado pelo Palmeiras até o fim da Série B. Ele é alternativa para os extremos de ataque, assim como o recém-chegado Rafael Luiz, do Sport. Os titulares atualmente são Airton, na direita, e Arthur Caíke, do lado esquerdo.

Tags: Cruzeiro Giovanni interiormg funtacional Judivan mercadobola Patrick Brey João Lucas Welinton