Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro demite o técnico Enderson Moreira

Enderson não suportou a pressão e deixou o clube após sexto jogo seguido sem vitória

postado em 08/09/2020 12:16 / atualizado em 08/09/2020 15:07

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Enderson Moreira não é mais o técnico do Cruzeiro. Ele foi informado da decisão na manhã desta terça-feira, horas depois de o time celeste empatar por 1 a 1 com o CRB, pela Série B do Brasileiro, e alcançar o sexto jogo consecutivo sem vitória na temporada. A diretoria da Raposa já trabalha para definir um substituto.

Contratado em meados de março para a vaga de Adilson Batista, Enderson deixa o comando do Cruzeiro com 58% de aproveitamento - foram 12 jogos, seis vitórias, três empates e três derrotas.

Enderson assumiu o Cruzeiro com o desafio de classificar o clube para a semifinal do Campeonato Mineiro e com o objetivo principal do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

No Estadual, o treinador pegou a Raposa com três pontos a menos em relação à Caldense, então quarta colocada, faltando duas rodadas para o fim da primeira fase. O time celeste até venceu os dois jogos restantes, contra URT (3 a 0), no Mineirão, e Caldense (1 a 0), no Ronaldão, mas não foi o suficiente para avançar.

Na sequência, a Raposa fez um jogo pelo Troféu Inconfidência (torneio que reuniu clubes do 5º ao 8º lugar da fase de classificação do Estadual): vitória sobre o Patrocinense por 3 a 0, no Mineirão. A final contra o Uberlândia não ocorreu em função dos casos de novo coronavírus no elenco do time de Triângulo Mineiro, que ficou com a taça depois de um acordo entre FMF e Cruzeiro.


Série B


O Cruzeiro iniciou a Série B com resultados positivos, mas sem futebol convincente. Foram três vitórias nos três primeiros jogos: 2 a 1 contra o Botafogo-SP, em Belo Horizonte, 3 a 2 diante do Guarani, em Campinas, e 1 a 0 ante o Figueirense, em Florianópolis.

Depois, contudo, o time não venceu mais. O Cruzeiro perdeu três vezes na Série B - para Chapecoense (1 a 0) e América (2 a 1), no Mineirão; e Brasil de Pelotas (1 a 0), no Bento Freitas. Houve ainda dois empates, diante do Confiança (1 a 1), no Batistão, em Aracaju, e contra o CRB (1 a 1), no Mineirão.

Já na Copa do Brasil, a Raposa foi eliminada na terceira fase ao empatar por 1 a 1 com o próprio CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. No jogo de ida, em 11 de março, os alagoanos ganharam por 2 a 0, em Belo Horizonte.

Além dos resultados ruins, pesou para a saída do treinador a insatisfação do principal patrocinador do Cruzeiro. Pedro Lourenço, dono dos Supermercados BH, cobrou publicamente a demissão de Enderson após a derrota para o América, por 2 a 1, no dia 29 de agosto. 

Durante todo período no comando celeste, o treinador enfrentou dificuldades de montar um time organizado em campo. Agora, a diretoria estuda nomes no mercado para substituir Enderson Moreira.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional Enderson Moreira mercadobola