Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Presidente do Cruzeiro esclarece situações de jogadores que estão de saída do clube

Raposa deve abrir mão de pelo menos seis atletas do elenco

postado em 09/09/2020 17:19 / atualizado em 09/09/2020 21:03

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O presidente Sérgio Santos Rodrigues esclareceu as situações dos jogadores que estão de saída do Cruzeiro. Segundo ele, não houve nenhum afastamento do elenco, e sim a decisão de não convocá-los para as partidas devido à intenção de fechar negociações. Alguns, inclusive, buscam a rescisão contratual.

“Os atletas não estão afastados. Eles só não estão sendo relacionados diretamente, agora, porque muitos estão em situação de negociação. Como a gente colocou, alguns buscam a rescisão, mas continuam com contrato com o Cruzeiro. Estamos aguardando o desfecho para ver o futuro deles”, disse Sérgio, em entrevista à TV Cruzeiro.

Os atletas em questão são os laterais-esquerdos Giovanni, João Lucas e Patrick Brey e os atacantes Judivan e Welinton. O sexto da lista é o zagueiro Arthur, de acordo com informação publicada pelo jornal Hoje em Dia. Outros nomes podem surgir mediante decisão da diretoria e do técnico recém-chegado Ney Franco.

Da “barca” que deixará o Cruzeiro, Giovanni tem a situação mais curiosa, pois havia sido indicado por Enderson Moreira, demitido na terça-feira. O lateral de 31 anos foi campeão da Série B pelo América, em 2017, sob as orientações do ex-treinador celeste. Naquela campanha, ele se destacou na parte ofensiva e marcou dois gols em 17 partidas.

A confiança no bom rendimento de Giovanni era tão grande que o Cruzeiro fechou vínculo até dezembro de 2021. Apesar de ter feito um gol - no empate por 1 a 1 com o CRB, dia 26 de agosto, em Maceió, pelo confronto de volta da terceira fase da Copa do Brasil -, o camisa 31 teve atuações ruins, sobretudo na marcação, e foi liberado pelo clube. Ele participou de sete jogos, todos como titular. 

João Lucas também trabalhou com Enderson no Ceará, durante o Brasileirão de 2019. O jogador de 29 anos vinha em baixa desde a “Era Adilson Batista”, responsável por solicitar a sua contratação à diretoria cruzeirense, em janeiro. Em 15 partidas, marcou um gol - no empate por 1 a 1 com o Boa, em Varginha, pela segunda fase da Copa do Brasil (vitória nos pênaltis por 5 a 4).

Patrick Brey, que tinha como característica principal a versatilidade para atuar como ponta, não agradou aos torcedores por ser pouco confiável defensivamente. Anderson Franciscon, empresário do atleta de 23 anos, afirmou que recebeu propostas de clubes da Itália, Espanha e Alemanha. A Raposa tem expectativa de receber uma compensação financeira pela eventual transferência.

A decisão do Cruzeiro de abrir mão dos laterais-esquerdos foi em tom bastante radical, visto que a única opção restante na posição é o jovem Matheus Pereira, de 19 anos, recém-promovido dos juniores. Ele já participou de três rodadas na Série B: entrou no intervalo da derrota para o América (2 a 1, no Mineirão) e foi titular no revés diante do Brasil de Pelotas (1 a 0, no Bento Freitas) e no empate com o CRB (1 a 1, no Mineirão).

Entre os atacantes, a dispensa de Welinton foi motivo de críticas nas redes sociais de torcedores, que viam o jovem de 21 anos como ativo importante para o clube, além de considerá-lo útil pela agilidade e velocidade. O estafe do jogador pleiteia a rescisão de contrato. Judivan, por sua vez, foi oferecido ao Botafogo de Ribeirão Preto.

Em meio à "debandada", a diretoria cruzeirense trabalha para regularizar a situação do atacante Iván Angulo, emprestado pelo Palmeiras até o fim da Série B. Para isso, é necessário resolver imbróglio com o Zorya, da Ucrânia. Por causa de dívida de R$ 7 milhões, o clube está impedido pela Fifa de registrar novos jogadores. Já a situação de Marquinhos Gabriel, de volta após empréstimo ao Athletico-PR, está praticamente sacramentada. Ele deve se juntar ao elenco cinco estrelas para o restante da temporada.

Tags: Cruzeiro Giovanni interiormg futnacional seriea Judivan mercadobola Arthur Patrick Brey Welinton