Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ney Franco reitera foco no acesso em meio à luta do Cruzeiro contra a queda à Série C

Time celeste caiu para o 18º lugar ao perder por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa

postado em 08/10/2020 22:12 / atualizado em 08/10/2020 23:14

(Foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press)
O Cruzeiro sofreu a sétima derrota em 14 rodadas na Série B ao perder por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, nesta quinta-feira, no Mineirão. Com o resultado, o time caiu para o 18º lugar, com 11 pontos - três a menos que o 16º, Botafogo-SP, e a 12 do Juventude, quarto colocado. Apesar da necessidade de alcançar 70% de aproveitamento em 24 jogos para subir à Série A e da luta de momento contra o rebaixamento à Série C, Ney Franco reiterou que o foco do time continua sendo o acesso.


“O pensamento nosso é o acesso. A gente sabe que, em alguns momentos, isso parece impossível. Logicamente, a leitura está aí, não podemos desprezar a matemática. Se existe um detalhe que norteia o trabalho de qualquer treinador, principalmente em competições de pontos corridos, é a matemática. A gente sabe do grau de dificuldade que temos no Campeonato Brasileiro pela frente”, disse o técnico, que confia na possibilidade de “encaixar sequência de seis ou sete vitórias” mediante a realização de ajustes na equipe.

“A gente fica esperançoso que, com trabalho e alguns ajustes, nossa equipe possa encaixar sequência de seis ou sete vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. O ideal é que isso aconteça o mais rápido possível para figuramos em outras posições dentro da tabela e aproximar das equipes que estão lá na frente. A fala nossa é de acesso o tempo todo”.

Depois da partida, segundo Ney Franco, houve uma conversa no vestiário do Mineirão para cobrar a recuperação rápida no campeonato. No domingo, às 16h, o Cruzeiro enfrentará o Oeste, na Arena Barueri, em Barueri-SP, pela 15ª rodada. O time paulista é o último colocado da Série B, com apenas seis pontos (uma vitória, três empates e 10 derrotas).

“Já começamos, após a nossa conversa no vestiário, uma cobrança. E quando eu falo de cobrança, é dos atletas, da comissão técnica, todo mundo no mesmo barco. E o único caminho é todo mundo se juntar de novo, fechar a equipe e mobilizar para o próximo confronto com o Oeste, fora de casa, para começarmos a reverter a nossa situação no Campeonato Brasileiro”.

De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, um clube que terminar a Série B com 62 pontos tem 97,7% de chance de ascender à primeira divisão. Nesse cenário, o Cruzeiro seria obrigado a contabilizar 51 em 72 pontos (70,83%) - índice superior aos 69% do líder, Cuiabá, que somou 29 em 42.

Por outro lado, a Raposa precisaria fazer 33 em 24 rodadas (45,83%) para alcançar os 44 que praticamente lhe garantiriam na segunda divisão. Com essa campanha, o risco de queda à Série C é de apenas 9,7%. Vale ressaltar que o aproveitamento atual é de apenas 40,47% (cinco vitórias, dois empates e sete derrotas), sem considerar a perda de seis pontos por determinação da Fifa.

Tags: Cruzeiro rebaixamento serieb foco interiormg futnacional Ney Franco