Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Pedrosa diz que Assembleia do novo Estatuto do Cruzeiro tem de ser convocada por Sérgio, que se manifesta

Projeção inicial era de que documento fosse debatido em reunião em agosto

postado em 22/10/2020 16:45

(Foto: Igor Sales/Cruzeiro)
Embora tenha tratado desde as eleições como se fosse o responsável por convocar a Assembleia Geral para a votação do novo Estatuto, o presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Paulo César Pedrosa, transferiu a responsabilidade para o mandatário do clube, Sérgio Santos Rodrigues. 

Pedrosa vem sendo muito pressionado internamente e também pela torcida por ter marcado a eleição de conselheiros natos para data anterior à Assembleia Geral que votará as mudanças no Estatuto. “A Assembleia é deliberação do presidente do clube. Se eu pudesse marcar a reunião dos conselheiros, eu já tinha marcado”, disse.

O parágrafo 2º do artigo 8º do atual Estatuto do Cruzeiro diz que “a convocação da Assembleia Geral é atribuição do presidente do clube e, se este recusar a fazê-la, o presidente do Conselho Deliberativo deverá convocá-la, assegurado o direito de promovê-la”.

Questionado sobre isso, Pedrosa deu a seguinte declaração. “Competência do presidente. E qual presidente vai recusar a fazer uma Assembleia? É obrigação. Ainda mais um presidente que se relaciona excelentemente bem com a Mesa Diretora”, concluiu.

Apesar disso, Pedrosa chegou a prometer datas em que marcaria a Assembleia Geral. No último dia 5, por exemplo, o Superesportes publicou entrevista com o mandatário em que ele projetava o encontro já para o fim daquela semana

“(Estamos) Somente aguardando a comissão, que deverá entregar o documento final aos membros da mesa diretora do Conselho Deliberativo nesta semana. Espero marcar a Assembleia até o fim desta semana”, disse Pedrosa naquela oportunidade. 

Em 18 de agosto, também à reportagem, ele disse que convocaria o colegiado para votar as mudanças “impreterivelmente” até 14 de setembro. “Vamos colocar para aprovação em setembro, impreterivelmente (...) Se eu não conseguir convocar a Assembleia logo após o feriado de 7 de setembro (dias 8, 9, 10 e 11), convocarei na semana seguinte, já no dia 14 (segunda-feira). É o prazo máximo”, projetou Pedrosa naquela data.

Sérgio se manifesta


Procurado após as novas declarações de Pedrosa, Sérgio Santos Rodrigues se manifestou por meio de nota enviada pelo departamento de comunicação do Cruzeiro. Ele disse que aguarda o encerramento dos trabalhos da comissão montada pelo Conselho Deliberativo para definir uma data. O grupo de trabalho havia projetado entregar a versão final do documento na última segunda-feira, dia 19 de outubro.

“O presidente Sérgio Santos Rodrigues está apenas no aguardo da finalização da proposta para a reforma do Estatuto, por parte da comissão que foi nomeada para tal. Inclusive, o relator Luciano Santos Lopes informou ao presidente recentemente que o documento se encontra em fase de finalização. Assim que finalizado, Sérgio Santos Rodrigues solicitará a realização da Assembleia Geral”, garantiu.

Assembleia Geral


A Assembleia Geral é um dos cinco órgãos do Cruzeiro e responsável por aprovar qualquer mudança no Estatuto. Basta maioria simples do colegiado. O edital de convocação precisa ser publicado em três jornais de grande circulação e com antecedência mínima de 15 dias.

Além dos conselheiros beneméritos, natos e efetivos, participam do grupo os suplentes e os associados do clube. Os votos têm pesos diferentes (beneméritos: seis por um; natos: cinco por um; efetivos: quatro por um; suplentes: dois por um; associados: um por um). 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional