Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Chegada ao Cruzeiro, inspirações e perfil: conheça o zagueiro Weverton

Jovem de apenas 18 anos foi promovido ao elenco principal em 2021

postado em 24/03/2021 16:30 / atualizado em 24/03/2021 17:25

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O zagueiro Weverton, de 18 anos, foi uma surpresa positiva do Cruzeiro no início de temporada. Na primeira rodada do Campeonato Mineiro, ele supriu as ausências de Ramon e Paulo e atuou ao lado de Manoel no empate por 1 a 1 com o Uberlândia. Seguro, levou vantagem sobre os atacantes adversários na maioria das disputas e arrancou elogios de torcedores nas redes sociais.

Nascido em 17 de fevereiro de 2003, Weverton chegou ao Cruzeiro aos 13 anos, em 2016, após ser aprovado em um teste. Em entrevista ao canal oficial do clube no YouTube, o jogador relembrou as convocações à Seleção enquanto se destacava nas categorias de base e a promoção ao grupo principal sem a necessidade de passar pelo sub-20.


“Cheguei ao Cruzeiro aos 13 anos através de um teste que fiz. Depois ganhei vários títulos no sub-14, subi para o sub-15 e tive duas convocações para a Seleção. Passei para o sub-17, com mais algumas convocações, e no fim do ano subi para o profissional”.

Apoiado pelo pai, Weverton começou a jogar futebol em uma escolinha de Goiânia, cidade onde nasceu e cresceu. Aos 11 anos, o garoto virou zagueiro por influência de um antigo treinador. “Fui para um jogo, e o zagueiro que era para jogar faltou. O professor me colocou de zagueiro, eu fui bem, depois não saí mais da zaga”.

O defensor garante ter alguns atributos de um bom meio-campista. “Sou um zagueiro técnico, com boa saída de bola. Sempre procuro jogar de cabeça erguida, achar passes no meio. Tenho um bom lançamento e sou bom na bola aérea defensiva. Na ofensiva nem tanto, mas estamos procurando melhorar a cada dia”.

Suas duas principais referências são o espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid, e o brasileiro Thiago Silva, do Chelsea. No grupo da Raposa, o garoto procura se espelhar em Ramon e Manoel, com quem “tenta aprender ao máximo” e “pegar experiência” todos os dias.


Weverton perdeu a chance de ter sequência no Cruzeiro por causa do teste positivo para COVID-19, em 9 de março, assim que retornou da Seleção Brasileira Sub-18 ao lado do atacante Stênio. Com sintomas leves, os dois cumpriram período de distanciamento social.

Como não podia contar com Manoel, afastado em razão de dores musculares, o técnico Felipe Conceição escalou Eduardo Brock nos duelos contra São Raimundo (empate por 1 a 1, pela primeira fase da Copa do Brasil), Athletic (vitória por 1 a 0, pela quarta rodada do Mineiro) e América (derrota por 1 a 0, pela quinta rodada do Mineiro).

Ainda que hoje seja reserva, uma vez que Manoel se recuperou do incômodo e está apto a regressar, Weverton se mostrou contente por continuar a fazer parte do elenco e, principalmente, pelo bom rendimento diante do Uberlândia.

“É o momento que sempre esperei. Trabalhei duro para chegar lá. Depois foi só alegria, família me mandando mensagem, todos parabenizando. Senti muito orgulho de ter estreado, disse. “Foi tudo muito rápido, a gente nunca espera nada. Mas estou feliz e entusiasmado para que as coisas melhorem no restante do ano”, concluiu o jogador.

O próximo compromisso do Cruzeiro está inicialmente marcado para quinta-feira, 1º de abril, pela sexta rodada do estadual. O adversário é o Tombense, e o horário precisa ser confirmado pela Federação Mineira de Futebol. Além disso, o governador Romeu Zema terá de dar aval à realização da partida, visto que a Onda Roxa do Minas Consciente, programa de enfrentamento à COVID-19, foi estendida até o dia 4 (domingo).

Tags: zagueiro Cruzeiro serieb interiormg futnacional Weverton