Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Time-base consolidado é trunfo do Cruzeiro em semifinal contra o América

Raposa tentará inverter vantagem do Coelho de avançar com dois empates

postado em 28/04/2021 09:00 / atualizado em 28/04/2021 16:54

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
O Cruzeiro tem a consolidação de um time-base como trunfo para superar o América na semifinal do Campeonato Mineiro. A partida de ida será neste domingo (2/5), às 16h, no Mineirão. A volta está marcada para a semana seguinte (9/5), também às 16h, no Independência. Por ter feito melhor campanha na primeira fase - 2º, com 22 pontos -, o Coelho joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

A expectativa é que a formação atual da Raposa demonstre rendimento superior ao do clássico da quinta rodada. O técnico Felipe Conceição, que buscava uma escalação ideal, testou o lateral-esquerdo Alan Ruschel no meio-campo, além de colocar Eduardo Brock na zaga, Jadson de volante, Felipe Augusto na ponta-esquerda e Marcelo Moreno de centroavante. Fábio, Cáceres, Ramon, Matheus Pereira, Adriano e Airton completaram a equipe.

Sem exigir muito do adversário, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0, em 21 de março, no Independência. O gol do América foi marcado pelo zagueiro Joseph, improvisado na lateral direita, aos 34 minutos do primeiro tempo. Imagens da TV Globo mostraram que o camisa 2 estava impedido no momento em que se aproveitou de uma bola espirrada na grande área.


Nos compromissos seguintes, Conceição ajustou o Cruzeiro e enfim encontrou um padrão. O principal reforço foi Rômulo, que acumulou nove anos de experiência na Itália, onde vestiu as camisas de Fiorentina, Verona, Juventus, Genoa, Lazio e Brescia. Na Europa, o veterano de 33 anos trocou a lateral direita pelo meio-campo e se tornou referência em condicionamento físico, leitura de jogo e posicionamento.

Quem também vem se destacando, sobretudo pelos passes verticais na saída de bola, é o jovem Weverton, de 18 anos, parceiro de Ramon na zaga. Felipe Conceição ainda reforçou a aposta em Matheus Barbosa na meia-direita, em Bruno José como ponta e Rafael Sobis no ataque - este terá a sombra de William Pottker, que marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 4 a 0 sobre o Patrocinense, no Mineirão, pela 11ª rodada.

A goleada de domingo foi a quinta vitória cruzeirense nos últimos sete jogos. Entre os resultados favoráveis, destaque para o 1 a 0 sobre o Atlético, em clássico pela nona rodada do estadual, e o 1 a 0 em cima do América de Natal, pela segunda fase da Copa do Brasil. Nesse hiato, o time só perdeu uma vez: 1 a 0 para o Pouso Alegre, no estádio Manduzão, no Sul de Minas, pela 10ª rodada do Mineiro.

O provável Cruzeiro para enfrentar o América terá Fábio; Raúl Cáceres, Weverton, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Matheus Barbosa e Rômulo; Bruno José, Airton e Rafael Sobis (William Pottker). Será a sexta vez que os clubes se encontram nas semifinais do Mineiro neste século. Nas cinco anteriores, a Raposa avançou em 2004, 2017 e 2019, enquanto o Coelho levou a melhor em 2012 e 2016.

Tags: cruzeiro retrospecto números escalação americamg interiormg futnacional time-base