2

Saiba o cenário para o Cruzeiro jogar com vantagem na semifinal do Mineiro

Raposa encara Pouso Alegre e Patrocinense nas duas últimas rodadas

10/03/2022 06:00 / atualizado em 10/03/2022 08:25
compartilhe
Cruzeiro tenta garantir vantagem na semifinal do Mineiro
foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

Cruzeiro tenta garantir vantagem na semifinal do Mineiro


Terceiro no Campeonato Mineiro, com 19 pontos, o Cruzeiro faz cálculos para subir à segunda posição e poder jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais.

Neste momento, o Athletic é o vice-líder, também com 19 pontos e em vantagem no saldo de gols: 9 a 7. A Caldense, 4ª colocada, soma 18, enquanto o Atlético, 1º, contabiliza 22. O quinto colocado, América, está com 14.


Restam duas rodadas para o fim da fase classificatória, e o objetivo da Raposa é garantir os seis pontos contra Pouso Alegre - às 17h30 de domingo (13), no Mineirão, em Belo Horizonte - e Patrocinense - às 16h30 de sábado (19), no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

O grande concorrente celeste é justamente o Athletic, que visita a Caldense às 11h de domingo, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, e recebe o Villa Nova às 16h30 de sábado (19), na Arena Unimed, em São João del-Rei.

Para ultrapassar o Athletic, o Cruzeiro terá de somar mais pontos nas duas últimas rodadas ou, na pior das hipóteses, manter-se igual ao concorrente, desde que tenha número de gols ou saldo superior.

Exemplo:

  • Se o Athletic ganhar de Caldense e Villa Nova pelo placar 1 a 0, o Cruzeiro precisará fazer no mínimo 2 a 0 sobre Pouso Alegre e Patrocinense.

  • Os times empatariam em pontos (25) e no saldo (11 a 11), mas a Raposa teria mais gols (19 a 15) e ficaria à frente do concorrente.

O cenário leva em consideração a permanência do Atlético em primeiro - a equipe pegará Democrata, às 16h30 de sábado (12), em Governador Valadares, e Caldense, às 16h30 de sábado (19), no Mineirão.

Regulamento


Segundo o Regulamento Específico do Campeonato Mineiro, a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols se aplica somente às semifinais. A equipe melhor colocada também poderá escolher a ordem dos mandos.

Na final, conforme o art. 16 do REC, “os dois clubes classificados na fase semifinal se enfrentarão em jogo único, com mando da Federação Mineira de Futebol, em estádio a ser designado pela Diretoria de Competições”.

O benefício do líder será a preferência de escolha de uniformes, vestiários e banco de suplentes.

O art. 17 determina que tanto a carga de ingressos quanto a renda serão divididas igualmente entre os clubes.

Por fim, o art. 18 prevê disputa por pênaltis em caso de empate no tempo normal da decisão.

“No caso de igualdade de gols ao término da FINAL ÚNICA, o Campeão do Campeonato Mineiro SICOOB 2022 – Módulo I será definido por cobranças de pênaltis, conforme as normas estipuladas pela IFAB/FIFA”.

Compartilhe