2

Nagib Simões renuncia ao cargo de presidente do Conselho do Cruzeiro

Na carta de renúncia, Nagib não detalha os motivos de sua saída, mas cita o momento tumultuado do Cruzeiro

01/04/2022 21:31 / atualizado em 01/04/2022 21:47
compartilhe
Nagib Simões renuncia ao cargo de presidente do Conselho do Cruzeiro
foto: Igor Sales/Cruzeiro)

Nagib Simões renuncia ao cargo de presidente do Conselho do Cruzeiro


Eleito presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro em 30 de novembro de 2020 para um mandato de três anos, Nagib Simões renunciou ao cargo nessa quinta-feira, 31 de março, em carta enviada ao presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues. O documento só veio à tona nesta sexta (1). A reportagem do Superesportes confirmou a informação com pessoas próximas ao então ocupante da presidência do Conselho. Até mesmo seus pares se surpreenderam.

Carta de renúncia de Nagib Simões, datada de 31 de março de 2022
foto: Reprodução

Carta de renúncia de Nagib Simões, datada de 31 de março de 2022




"Assim, em virtude do conturbado momento do clube, após muita reflexão e por motivos de compromissos profissionais, concluo que esta é a melhor decisão para a instituição. RENUNCIO ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube", justificou Simões.

Ainda no documento, o ex-presidente do Conselho Deliberativo se mostrou favorável à operação de venda de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro ao ex-jogador Ronaldo. "Ressalto que sou a favor da Aprovação da compra do Cruzeiro através do Sr. Ronaldo Nazário".

Com a saída de Nagib, seu sucessor natural no cargo é Maurício Marques da Silva, vice-presidente. Os demais integrantes da Mesa Diretoria são Marcus Edmundo Lambertucci (1º secretário) e Evandro de Carvalho Vassali (2 º Secretário).

"Contrato lesivo"



"Entendemos que a negociação capitaneada pela XP (Investimentos) e com a anuência do presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo", dizia parte do documento, que ainda expôs detalhes da negociação.

Também foram signatários da carta, à época, membros da Comissão de Apoio para Constituição da Sociedade Anônima do Futebol Cruzeiro (Alvimar Perrella, Bruno Lourenço, Paulo Henrique Pentagna Guimarães, Aquiles Diniz, Alexandre Azevedo, Pedro Lourenço e Régis Campos).

Votação se aproxima



O Conselho Deliberativo votará na segunda-feira (4) pela aprovação ou não da proposta de Ronaldo. A Reunião Extraordinária será no Parque Esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir das 17h30. Os portões serão fechados às 18h30. 

Fenômeno espera que os conselheiros autorizem a transferência das Tocas da Raposa I e II para o patrimônio da SAF e aceitem que a associação passe por uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial. Em contrapartida, Ronaldo assumiria a dívida tributária do clube, hoje na casa dos R$ 180 milhões.

Em reuniões do conselho não há diferenciação de peso dos votos entre beneméritos, natos, efetivos e suplentes. De acordo com o inciso VI do artigo 20 do Estatuto do Cruzeiro, os "imóveis somente (são) alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro Esporte Clube, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos conselheiros".

Compartilhe