
Com este resultado, O Milan garante classificação como segundo colocado da chave, com oito pontos, atrás do Málaga, que somou 12 pontos. O Zenit, com sete pontos, fica na terceira colocação e assegura vaga na Liga Europa, enquanto o Anderlecht, com cinco pontos, fecha o Grupo C.
O sorteio para definir os confrontos das oitavas de final será realizado no próximo dia 20 de dezembro, enquanto os primeiros jogos da fase seguinte serão realizados apenas em 2013, no dia 12 de fevereiro. Devido ao regulamento feito pela União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), clubes de um mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas de final. Com isto, um possível duelo entre Milan e Juventus está descartado.
O jogo - Garantido nas oitavas de final desta edição da Liga dos Campeões da Europa, o Milan entrou em campo para o duelo com o Zenit sem contar com força máxima. Principal referência ofensiva do time rubro-negro, o atacante El Shaarawy, artilheiro do Campeonato Italiano, com 12 gols, ficou no banco de reservas da equipe comandada por Massimiliano Allegri, assim como o brasileiro Robinho.
Saiba mais
O ritmo de jogo foi irritando a torcida italiana, que chegou a vaiar a equipe durante troca de passes na região central do gramado. O Zenit, já eliminado da competição, também aparecia poucas vezes no ataque e não oferecia perigo ao goleiro Abbiati. No entanto, aos 34 minutos, o goleiro do time rubro-negro foi incapaz de impedir que o placar fosse aberto no San Siro.
Em tabela com o atacante brasileiro Hulk, o camisa dez do time russo, Danny, apareceu livre no meio da área e, de perna direita, arrematou no canto do gol defendido por Abbiati. O atleta italiano nada pôde fazer e apenas acompanhou a bola morrer no fundo das redes da meta rubro-negra.
Apesar de sofrer o gol, o Milan seguiu atuando em ritmo morno e teve em um jogada aérea de Pazzini, aos 45 minutos, sua última chance de empatar o placar. Após um minuto de acréscimo, o árbitro Fredji Harchay levantou os braços e encerrou a etapa inicial, que terminou com vitória por 1 a 0 do time russo.
Na etapa complementar, o clube rubro-negro voltou com a mesma formação que encerrou o primeiro tempo. Entretanto, a postura foi diferente, mais ofensiva, e, aos sete minutos, Pazzini quase igualou o marcador. Boateng fez boa jogada individual pelo lado direito, invadiu a área e bateu cruzado. O camisa 11 se antecipou ao adversário e finalizou, mas Malafeev, bem posicionado, salvou o Zenit.
O forte ritmo inicial foi quebrado e, mesmo com a entrada de Robinho e El Shaarawy nas vagas de Mesbah e Flamini, respectivamente, o Milan não conseguiu balançar as redes do gol adversário. Com isto, a partida terminou com o mesmo placar da primeira etapa: triunfo por 1 a 0 do Zenit, que ainda não havia vencido fora de casa
Málaga empata com Anderlecht e garante liderança de maneira invicta
Atuando no estádio La Rosaleda, o Málaga cumpriu com as expectativas de seus torcedores e assegurou a primeira colocação do Grupo C ao empatar por 2 a 2 com o Anderlecht. Duda (duas vezes) marcou os gols do clube espanhol, enquanto Jovanovic e Mbokani igualaram o marcador para o time visitante.