Futebol Internacional
None

MUNDIAL DE CLUBES

Clubes europeus prometem boicotar Mundial de Clubes em caso de expansão

ECA expressou suas preocupações em uma carta enviada ao presidente da Fifa

postado em 15/03/2019 12:24 / atualizado em 15/03/2019 12:43

<i>(Foto: AFP / Giuseppe CACACE )</i>
A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou que nenhum dos times que representa vai participar do Mundial de Clubes de 2021, caso a proposta de expansão do torneio para 24 equipes seja aprovada pelo Conselho da Fifa.

A ECA expressou suas preocupações esta semana em uma carta enviada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, que defende alteração do torneio, hoje disputado anualmente em dezembro por sete times, com a expansão para se tornar quadrienal, sendo realizada uma edição piloto em junho e julho de 2021.

A carta, vista pela agência de notícias The Associated Press e publicada pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung, foi assinada por dirigentes de 14 dos principais clubes europeus, incluindo o presidente da ECA, Andrea Agnelli, que também comanda a Juventus.

"É contra qualquer possível aprovação de uma revisão do Mundial de Clubes neste momento e confirma que nenhum clube da ECA aceitaria participar de tal competição", disse o comitê executivo da ECA, que representa 232 clubes.

Os clubes também pediram à Fifa que "adiasse qualquer decisão relativa ao Mundial de Clubes até o momento em que as legítimas preocupações e interesses dos clubes europeus sejam devidamente abordados."

Essas preocupações se concentram em não querer que a Fifa crie novas competições até que seja discutido um acordo sobre um novo calendário de jogos internacionais a partir de 2024.

A proposta de reformulação do Mundial de Clubes será colocada em votação, ainda nesta sexta, envolvendo os membros do Conselho da Fifa. O torneio substituiria a Copa das Confederações e contaria com a presença de oito clubes europeus - seriam seis da América do Sul.

Tags: mundial futinternacional fifa