Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Volta do confinamento em Lisboa ameaça 'Final 8' da Champions

Torneio mais importante do futebol europeu acompanha de perto a crise sanitária

postado em 01/07/2020 18:21

(Foto: Divulgação)
A Liga dos Campeões volta a se ver ameaçada pelo novo coronavírus: suspenso desde meados de março e adiado para agosto em Portugal, o torneio mais importante do futebol europeu acompanha de perto a crise sanitária, que obriga Lisboa a retomar o confinamento em algumas partes da cidade.

"Esperamos que tudo irá bem e que será possível organizar o torneio em Portugal. Por enquanto, não há nenhum motivo para prever um plano B", afirmou na terça-feira um porta-voz da Uefa à AFP.

Um posicionamento confirmado nesta quarta-feira pelo presidente da entidade, Aleksander Ceferin, para o torneio final da Liga Europa, segunda competição continental de clubes, previsto para ser disputado em agosto na Alemanha.

O primeiro-ministro português, António Costa, que na terça-feira se reuniu por videoconferência com Ceferin, também se mostrou otimista: "Estão sendo tomadas todas as medidas para garantir que sediaremos este torneio de maneira sã e segura".

Contudo, as medidas adotadas a partir desta quarta-feira não incitam o otimismo: os habitantes de 10 bairros da periferia norte de Lisboa, onde persistem focos de contaminação da covid-19, voltaram a ser confinados em casa. No total, cerca de 700.000 pessoas ficarão isoladas por pelo menos duas semanas.

Com uma média de 321 novas infecções diárias, o número de novos casos registrados em Portugal aumentou consideravelmente em maio. Os novos casos se concentram na região de Lisboa, que deve sediar de 12 a 23 de agosto o torneio final da Liga dos Campeões.

Apesar do surto de casos, Costa pediu calma: o confinamento de alguns bairros da periferia norte da capital "não tem relação com o centro de Lisboa, onde será disputada a Liga dos Campeões", explicou em entrevista ao jornal catalão 'La Vanguardia'.

Tags: futinternacional ligadoscampeoes