Futebol Nacional
None

GOLS HISTÓRICOS

Rivaldo, Goulart, Cazares, Otero, Sobis: relembre gols do meio-campo no futebol brasileiro

Superesportes listou gols de placa marcados do meio-campo

postado em 06/12/2020 22:37 / atualizado em 07/12/2020 10:38

(Foto: Rivaldo reprodução / Ramon Lisboa e Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)
A 26ª rodada da Série B registrou dois gols raros. Rafael Sobis, do Cruzeiro, no sábado, e Jonathan, do Figueirense, neste domingo, marcaram do meio-campo e entraram para a galeria dos autores do sonhado gol que Pelé não conseguiu fazer diante da Tchecoslováquia na Copa de 1970.

Enquanto Sobis fechou a goleada do Cruzeiro sobre o Brasil de Pelotas, por 4 a 1, no Mineirão, com um arremate preciso do campo de defesa, o zagueiro Jonathan deu ao Figueirense a vitória por 2 a 0 frente ao Náutico no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. 

A seguir, o Superesportes relaciona gols antológicos marcados do meio-campo por jogadores do futebol brasileiro, a começar por uma obra-prima de Rivaldo, em 1993.


Rivaldo (Mogi Mirim) - No Campeonato Paulista de 1993, o craque Rivaldo marcou do meio-campo em vitória do Mogi-Mirim sobre o Noroeste, por 4 a 2. O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira ainda repetiu o feito com a camisa do Barcelona em jogo contra o Atlético de Madrid na temporada espanhol 1997/98.



Marco Aurélio (Ponte Preta) - Em 27 de agosto de 2000, o meia Marco Aurélio marcou um golaço do meio-campo na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela Copa João Havelange. Ele viu o goleiro Velloso adiantado, arriscou de longe e depois correu para o abraço. 



Roger (Fluminense) - No torneio Rio-São Paulo de 2002, o meia Roger, do Fluminense, surpreendeu Rogério Ceni e marcou um golaço do meio-campo. Ele se aproveitou da comemoração do goleiro são-paulino, que no lance anterior havia marcado gol de falta e ainda corria em direção à grande área. Na saída de bola, Roger bateu com categoria e encobriu Ceni. No jogo de 3 de fevereiro daquele ano, o tricolor paulista levou a melhor e venceu por 4 a 3.



Fred (América) - Em 2003, em jogo contra o Vila Nova-GO pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Fred marcou para o América aos 3seg17, em chute do meio-campo, logo na saída de bola. À época, aquele foi apontado como o gol mais rápido da história do futebol. O recorde só foi quebrado em 2009, quando o atacante saudita Nawaf Al Abed, do Al-Hilal, marcou aos dois segundos de partida contra o Al Shoalah pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad. O Coelho perdeu aquele jogo da Copinha por 5 a 1, mas Fred, com apenas 19 anos, marcou seu nome na história antes mesmo de se consagrar no esporte.



Marcelo Pelé (Democrata-SL) - No Campeonato Mineiro de 2006, o atacante Marcelo Pelé, do Democrata de Sete Lagoas, marcou um golaço do meio-campo em vitória por 4 a 2 sobre o Ituiutaba. O jogo foi válido pela última rodada da fase de classificação. Marcelo marcou seu nome na história com esse gol raro aos 44 do segundo tempo.

Jucilei (J. Malucelli) - No Campeonato Paranaense Júnior, em 2008, o volante Jucilei marcou um golaço do meio-campo em vitória do J. Malucelli sobre o Athletico Paranaense por 4 a 3. Posteriormente, o meio-campista foi contratado pelo Corinthians. 



Diego Souza (Palmeiras) - O meia-atacante Diego Souza marcou um gol de placa em 29 de novembro de 2009, na vitória do Palmeiras sobre o Atlético, por 3 a 1, no antigo estádio Parque Antárctica, pelo Campeonato Brasileiro. Ele pegou de voleio uma bola rebatida pelo Galo e, do meio-campo, encobriu o goleiro uruguaio Carini. Gol de placa!



Ricardo Goulart (Cruzeiro) - Em 6 de julho de 2014, Ricardo Goulart, do Cruzeiro, marcou um golaço do meio-campo durante amistoso contra o Chivas Guadalajara, do México, realizado no estádio Sun Bowl, em El Paso, nos Estados Unidos. Ainda do campo de defesa, ele viu o goleiro Antonio Rodríguez adiantado e acertou um chute perfeito que morreu nas redes do time mexicano. O Cruzeiro venceu por 2 a 0 com esse gol histórico de Goulart.





Neto Baiano (Sport) - Em 16 de julho de 2014, o atacante Neto Baiano marcou um golaço do meio-campo e deu a vitória ao Sport sobre o Botafogo por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de passar pela linha central do gramado, ele viu o goleiro Andrey adiantado e conseguiu encobri-lo.



Cazares (Atlético) - Na finalíssima da Copa do Brasil de 2016, o meia equatoriano Cazares, do Atlético, marcou um gol de placa sobre o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. Ele recebeu a bola antes da linha central, chutou com precisão e encobriu o goleiro Marcelo Grohe. Com esse golaço nos acréscimos, o Galo chegou ao empate por 1 a 1 na partida de volta, mas não conseguiu o título. No primeiro duelo, no Mineirão, o Tricolor já havia vencido por 3 a 1. Com o placar agregado de 4 a 2, os gaúchos chegaram ao penta.



Lucas Gabriel (Corinthians Sub-17) - Em 2017, Lucas Gabriel, do Corinthians, marcou um golaço do meio-campo diante do Internacional, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, durante disputa da Taça BH Sub-17.



Otero (Atlético) - Conhecido por seus chutes fortes e precisos, o meia venezuelano Otero também marcou do meio-campo em vitória do Atlético sobre o Coritiba, por 3 a 0, no Campeonato Brasileiro de 2017. Em jogo realizado no Independência, em 19 de novembro, pela 36ª rodada, ele recebeu a bola no campo de defesa, viu o goleiro Wilson adiantado e marcou um golaço. Foi o terceiro do Galo naquele triunfo em Belo Horizonte.



Rafael Sobis (Cruzeiro) - O atacante do Cruzeiro marcou no último sábado um dos gols mais lindos dos 55 anos do Mineirão. Do meio-campo, ele fechou a goleada por 4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas pela 26ª rodada da Série B. Sobis estava parado entre Leandro Camilo e Heverton, zagueiros do Xavante, quando o volante Bruno Matias errou um passe no meio-campo. Ao dominar a redonda, o camisa 23 cruzeirense percebeu o posicionamento adiantado de Rafael Martins e resolveu arriscar a mais de 50 metros de distância. A bola fez um arco na trajetória, encobriu o camisa 1 do Brasil-RS e entrou no centro da meta. Gol antológico!




Jonathan (Figueirense) - Um dia depois de Sobis fazer história no Mineirão, o zagueiro Jonathan, do Figueirense, também marcou ‘o gol que Pelé não fez’. Já nos acréscimos do jogo contra o Náutico, neste domingo, pela 26ª rodada da Série B, ele pegou a bola rebatida pelo goleiro Anderson, arriscou o chute de primeira desde o campo de defesa e marcou um golaço. Debaixo de muita chuva, o Figueira venceu o Timbu por 2 a 0.


Tags: corinthians fred rivaldo serieb sportpe americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional goulart fluminenserj seriea cazares rafael sobis otero