Futebol Nacional
None

FUTEBOL NA PANDEMIA DA COVID-19

Avanço da COVID-19 paralisou ou adiou 15 estaduais pelo Brasil; veja mapa

Medidas restritivas contra a doença acarretaram na suspensão de diversos campeonatos em todo o país

postado em 22/03/2021 14:31 / atualizado em 23/03/2021 10:58

(Foto: Divulgação/Secopa)
O avanço da COVID-19 no Brasil já paralisou ou adiou 15 campeonatos estaduais de futebol no país. Com os leitos lotados e o número de casos em alta, alguns estados e o Distrito Federal decidiram suspender o esporte para conter o avanço da doença.

Enquanto dez campeonatos tiveram de ser paralisados, cinco ainda não começaram. Os outros 12 estados mantiveram o andamento das competições normalmente. Veja a lista completa: 
(Foto: Soraia Piva/Estado de Minas)
 

Paralisados


Ceará: O estadual atendeu ao pedido do governo e paralisou suas atividades após a realização de apenas uma rodada. O decreto vai, no mínimo, até o dia 28 de março. As partidas de outras competições, como a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, podem ser disputadas normalmente no estado.

Distrito Federal: O Campeonato Brasiliense está suspenso desde o dia 17 de março. O estadual tem o retorno previsto para o dia 30 de março, quando as equipes disputarão a terceira rodada da competição.

Espírito Santo: O campeonato foi paralisado entre os dias 18 e 31 de março. Durante este período, estão liberados os treinos das equipes. Foram disputadas três rodadas da competição.

Goiás: O torneio foi paralisado no dia 17 de março, após quatro rodadas disputadas. A data de retorno está prevista para o dia 31. Os clubes foram unânimes e concordaram com a paralisação do Estadual.

Minas Gerais: Após todos as cidades do estado serem colocadas na onda roxa pelo governo, com medidas mais restritivas de circulação, o futebol também foi paralisado no estado até 31 de março.

Pará: A competição foi suspensa a partir desta segunda-feira. Não há uma previsão de retorno.

Rio Grande do Norte: O campeonato foi paralisado a partir deste sábado até o dia 2 de abril.

São Paulo: Foi paralisado no dia 15 de março, após decisão do governo. Em reunião nesta segunda-feira, em conjunto com os clubes, a federação resolveu acatar a decisão do governo e manter a paralisação do futebol no estado até o dia 30. A Federação Paulista de Futebol (FPF) tentou levar as partidas para outros estados e conseguiu, também nesta segunda-feira. A partida entre Corinthians e Mirassol será disputada em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A FPF planeja levar mais jogos a cidade. 

Tocantins: As partidas estão suspensas desde o dia 17 de março, atendendo a recomendação do governo estadual. O torneio deve ser retomado no dia 1º de abril.

Com restrições


Paraná: O estadual foi paralisado no dia 1º de março. Em Curitiba, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa não podem ser disputados jogos e nem serem realizados treinamentos. As outras cidades estão liberadas para receber as partidas pendentes, para que não fiquem muitos jogos atrasados. Não há previsão para que o campeonato seja totalmente retomado. 

Rio Grande do Sul: As partidas seguem acontecendo, porém em horários limitados. O jogos só podem ocorrer após às 20h, para que não haja aglomeração de torcedores.

Não começaram


Acre: Previsto para começar no dia 7 de março, o estadual foi adiado, ainda sem data definida. Os treinos também não estão permitidos. Duas equipes, Rio Branco e Galvez, desistiram da competição por falta de verba.

Amapá: Também foi adiado. O estadual está previsto para ter início apenas no segundo semestre de 2021. 

Rondônia: O campeonato tinha data prevista para começo no dia 28 de março. No entanto, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) adiou o início do torneio. Ainda não há data definida.

Roraima: O estadual foi suspenso e está previsto para começar no dia 1º de maio.

Paraíba: Ainda não começou. A bola iria rolar no dia 17 de março, mas o início do campeonato foi adiado para o dia 31 de março. 

Em andamento


Alagoas: Está acontecendo normalmente. O campeonato está na primeira fase e as próximas partidas serão válidas pela quinta rodada.

Amazonas: Na terceira rodada, o atual líder é o Nacional, com sete pontos em três partidas. O estado tem a maior porcentagem de vacinados no país.

Bahia: Está na sexta rodada. O líder é o Atlético, com 12 pontos em quatro jogos.

Maranhão: A competição está na quinta rodada e segue normalmente. O time que lidera o estadual é o Moto Club, com 12 pontos em quatro jogos.

Mato Grosso: O torneio segue em disputa normalmente. O Cuiabá é o líder da competição, com 100% de aproveitamento, somando nove pontos em três jogos.

Mato Grosso do Sul: Também segue sua disputa sem paralisações e está na quinta rodada. O atual líder é o Dourados, com 12 pontos em quatro jogos.

Pernambuco: Segue normalmente e está na terceira rodada. O Náutico lidera a competição, com nove pontos em três jogos.

Piauí: A disputa do estadual não foi interrompida e segue normalmente. O torneio está na terceira fase. O time com a melhor campanha é o Parnahyba, com 11 pontos em cinco jogos. 

Rio de Janeiro: Não foi paralisado e segue normalmente. Com quatro rodadas disputadas, o líder é o Volta Redonda, com 10 pontos. 

Santa Catarina: Após o Catarinense ficar 15 dias paralisado, entre 4 e 19 de março, a bola voltou a rolar no Catarinense no último fim de semana (20 e 21/3). Com quatro rodadas disputadas, a Chapecoense ainda não perdeu e soma 12 pontos em quatro jogos.

Sergipe: O torneio segue normalmente. Na quinta rodada, o estadual tem como líder o Itabaiana, com 10 pontos. 

Tags: estaduais serieb pandemia americamg atleticomg cruzeiroec interiormg saopaulosp corinthianssp palmeirassp coronavirus seriea covid-19 paulista2021 carioca2021 paralisacaofut