São Paulo
None

ATLÉTICO

Atlético vê chance de título brasileiro crescer mesmo com empate; veja números

Time alvinegro lidera competição nacional, seguido de perto pelo Flamengo

postado em 23/11/2020 09:03

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Mesmo com o empate por 2 a 2 com o Ceará nesse domingo, o Atlético fez crescer as probabilidades de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Líder ao fim de 22 rodadas, o time mineiro passou de 18,1% para 20,1% de chances de ficar com a taça, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


A melhora no cenário aparece mesmo depois da redução na vantagem alvinegra na ponta da tabela. Até a rodada anterior, o Atlético tinha dois pontos a mais que o então vice-líder Internacional (38 a 36).

Depois dos jogos do fim de semana, a diferença desapareceu: o time mineiro soma os mesmos 39 pontos do novo segundo colocado Flamengo só fica à frente pelo número de vitórias (12 a 11).

Mesmo líder, o Atlético não é o time com mais chances de conquistar a taça, ainda de acordo com os cálculos publicados pelos pesquisadores da UFMG no site Probabilidades no Futebol.

Esse posto é ocupado pelo terceiro colocado São Paulo, que soma 37 pontos e tem três partidas a menos que os principais rivais na briga pelo título (Atlético, Flamengo e Internacional).

Os paulistas totalizam 33,5% de chances de conquistar a Série A (até a rodada anterior, o número chegava a 40%). O vice-líder Flamengo totaliza 18,6%, enquanto o quarto colocado Internacional tem apenas 3,8%.

A seguir, veja os números dos times que têm mais de 1% de chances de títulos


  • São Paulo - 33,5%
  • Atlético - 20,1%
  • Flamengo - 18,6%
  • Grêmio - 8,5%
  • Fluminense - 6,6%
  • Internacional - 3,8%
  • Santos - 2,7%

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional flamengorj saopaulosp internacionalrs seriea