Atlético
None

ATLÉTICO

Atlético tem menos da metade de chances de título brasileiro que o São Paulo

Cálculos do departamento de matemática da UFMG mostram que clube alvinegro tem 18,1% de chances de conquistar taça nacional

postado em 20/11/2020 15:43

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)
Líder do Campeonato Brasileiro, o Atlético não é o time com mais chances de conquistar o título. De acordo com cálculos do site Probabilidades no Futebol - administrado pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -, o terceiro colocado São Paulo desponta como principal favorito.

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz tem mais que o dobro de chances de conquistar o nacional que o time de Jorge Sampaoli. São 40% de chances dos paulistas, ante 18,1% dos mineiros.

Explica-se: apesar de ter mais pontos (38 a 36), o Atlético disputou três jogos a mais que o São Paulo (21 contra 18). Dessa forma, o aproveitamento tricolor é superior: 66,7% ante 60,3%.


Outros candidatos

O terceiro com mais chances de título, de acordo com os matemáticos, é o Grêmio (9,6%). Curiosamente, a equipe gaúcha ocupa apenas a sétima colocação, com 33 pontos em 20 jogos disputados.

Em seguida, aparecem Flamengo (8,7%) e Palmeiras (8,4%). O vice-líder Internacional é apenas o sexto do ‘ranking’, com 6,6% de chances.

Os outros times com mais de 1% de probabilidade de título são Santos (4,7%) e Fluminense (2,8%).

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional saopaulosp seriea