“Estou indo para Northridge, na Califórnia, e vou treinar na academia do Rômulo Barral. O Mundial vai começar no dia 29 de maio, terei aproximadamente três meses de treino. Mas minha preparação para a competição começou mesmo no ano passado, quando acabou a edição de 2012”, contou Luiz “Bolão”.
Campeão dos meio pesados do Mundial da IBJJF em 2007, 2009 e 2012, Rômulo Barral comandará o seu camp em Northridge pela terceira vez seguida. “O Rômulo esteve aqui em BH há duas semanas e pude conversar com ele a respeito da possibilidade de ir para o camp. Ele foi super receptivo e disse que todos daqui são bem-vindos na academia dele. O Rominho é o meu maior ídolo no esporte. Ele é um cara que te inspira só de estar ao seu lado. Tem uma energia diferente”.
Nas duas últimas edições do camp, o atleta Felipe Pena Carsalade, o “Preguiça”, também da Gracie Barra-BH, teve grandes conquistas no torneio graças à sua preparação com Rominho. Em 2011, o “Preguiça” voltou para Minas Gerais com duas medalhas de ouro – a da sua categoria, na faixa roxa, e a do absoluto, sem limite de peso. No ano passado, já na faixa marrom, ele foi campeão na sua categoria e vice-campeão do absoluto.
Seguindo o exemplo de Felipe Carsalade, Luiz “Bolão”, que acabou de se graduar na faixa roxa, espera conquistar o título da sua categoria, a dos médios. “Acabei de chegar na faixa roxa, então acredito que ainda tenho muito a lutar nessa faixa. Se tudo der certo pego no meio do ano que vem a faixa marrom”.
Confira a entrevista completa com Luiz "Bolão":
Como você avalia a competição deste ano na faixa roxa? Já conhece alguns possíveis adversários? A sua categoria promete surpresas?
"Todas as faixas estão bastante competitivas, não dá para chegar em um campeonato sem uma estratégia definida. A análise do jogo dos meus adversários já faz parte da minha rotina de treinos. Todo sábado tiro um tempo para ver a luta dos meus possíveis rivais".
Qual é a sua principal característica no tatame?
"Busco sempre o arm lock. Minha marca registrada (risos). Às vezes meus colegas de treino até me chamam a atenção porque ao invés de fazer os pontos, para não correr riscos, eu busco só finalizar".
Na Gracie Barra-BH você chegou a treinar com o Mestre Vinícius Magalhães, o “Draculino”?
“Quando comecei a treinar, o mestre Draculino já tinha ido para o Texas. Portanto, meu mestre é o professor Marcelo Uirapuru. Mas sempre luto representando a bandeira da Draculino Team. É um grande orgulho”.
Grandes campeões do Mundial da IBJJF como Roger Gracie, Fabrício Werdum, Gabriel Gonzaga, Ronaldo Souza e Sérgio Moraes hoje estão se destacando no UFC. Você também pensa em migrar para o MMA no futuro?
“Quando entrei na arte marcial meu maior sonho era lutar no PRIDE. Tanto que escolhi o Muay Thai, me espelhando no Wanderlei Silva. Mas a transição para o jiu-jitsu foi muito natural. Comecei por influência de um amigo, o Matheus Fagundes, e aí a paixão foi só crescendo. Até chegar ao ponto de optar só pelo jiu-jitsu. Hoje não sonho com o MMA, na verdade, o que me impulsiona são os grandes desafios. E ainda tenho muitos deles na arte suave. Se um dia eu me tornar campeão mundial peso e absoluto na faixa preta, quem sabe?”.
Você tem uma fã page no Facebook onde costuma publicar a sua rotina como lutador. Você vai manter a galera atualizada durante o camp?
"Com certeza. Queria convidar todos os leitores para acompanhar minha trajetória nos EUA. Estarei sempre postando o dia a dia dos meus treinos na minha fã page no Facebook. Também quero agradecer aos meus patrocinadores. Sem eles esse sonho e o camp não seriam possíveis".