MMA
None

UFC 163

José Aldo vence o Zumbi Coreano, faz alegria dos fãs e mantém cinturão

Manauara ganha por nocaute técnico no quarto round e se firma como ídolo

postado em 04/08/2013 01:32 / atualizado em 04/08/2013 11:06

Alexandre Loureiro/Inovafoto

Vicente Ribeiro
Enviado especial ao Rio de Janeiro


O Zumbi Coreano até assustou em determinados, mas prevaleceu a qualidade técnica de José Aldo. Consciente mesmo quando foi atacado pelo adversário, o manauara manteve a tranquilidade e derrotou o sul-coreano Chan Sung Jung por nocaute técnico no quarto round, na luta principal do UFC 163, já na madrugada deste domingo, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro.

Foi a quinta defesa de título do brasileiro, que, a cada luta, ganha cada vez mais espaço no coração dos fãs do esporte. No Rio de Janeiro ele era o astro principal e, com a derrota de Lyoto Machida para Phil Davis na segunda luta mais importante da noite, a responsabilidade caiu nos ombros do manauara. E José Aldo não sentiu o peso, soube esperar o momento certo para liquidar o Zumbi Coreano, aos 2min do quarto round.

Ao contrário da edição 142, na qual o manauara comemorou nos braços da torcida na Arena da Barra, dessa vez a festa foi mais contida.Ele aproveitou para agradecer o carinho dos brasileiros, que até montaram uma torcida organizada, a Detona, Aldo. Havia um bandeirão preparado para o manauara, mas que não foi utilizado durante o evento.

“Muito obrigado pelo apoio, mais uma vez. Amo vocês, valeu por esse momento", agradeceu o campeão, que aproveitou bem uma lesão repentina sofrida pelo adversário para conquistar o triunfo por nocaute técnico. “Eu vi que ele estava com um problema no braço, botei para baixo e aproveitei para finalizar a luta”, acrescentou.

A luta


José Aldo procurou demonstrar tranquilidade desde o começo da luta, apostando no momento certo para desferir os golpes na trocação. O Zumbi Coreano buscava incomodar nos chutes, mas não conseguia uma boa aproximação. Na primeira oportunidade o manauara derrubou, mas o sul-coreano logo se levantou. Em seguida, um chute rodado que desestabilizou o rival e uma joelhada voadora que o oriental conseguiu se esquivar.

No segundo round, José Aldo começou com uma sequência na linha de cintura e um cruzado que quase acertou em cheio. O manauara insistiu nos jabs rápidos, alguns furando a guarda do rival. Em seguida, o brasileiro aplicou bela queda e caiu por cima, na posição de cem quilos. Mas não houve tempo para finalização e o sul-coreano se levantou.

No terceiro round a luta ficou travada, com o árbitro Herb Dean interrompendo duas vezes e levando os atletas para o centro do octógono. Os fãs até se manifestaram cobrando mais ação. O sul-coreano assustou o campeão com perigosas joelhadas.

O quarto round era o ponto chave para José Aldo conquistar a vitória. Ele não queria deixar para o quinto e último assalto. O brasileiro encaixou sequência de chutes altos, o Zumbi tentou um contra-ataque e sentiu um problema no ombro direito. O campeão aplicou a queda e foi para o ground and pound, com o árbitro encerrando o combate aos 2min, decretando nocaute técnico.

Resultados do UFC 163


Card principal


José Aldo venceu Chan Sung Jung por nocaute técnico no quarto round
Phil Davis venceu Lyoto Machida por decisão unânime dos juízes
Cezar Mutante venceu Thiago Marreta por finalização no primeiro round
Thales Leites vence Tom Watson por decisão unânime dos juízes
John Lineker venceu José Maria 'No Chance' por nocaute técnico no segundo round

Card preliminar


Anthony Perosh venceu Vinny Magalhães por nocaute no primeiro round
Amanda Nunes venceu Sheila Gaff por nocaute técnico no primeiro round
Serginho Moraes venceu Neil Magny por finalização no primeiro round
Ian McCall venceu Iliarde Santos por decisão unânime dos juízes
Rani Yahya venceu Josh Clopton por decisão unânime dos juízes
Francimar Bodão venceu Ednaldo Lula por decisão unânime dos juízes
Viscardi Andrade venceu Bristol Marunde por nocaute técnico no primeiro round