MMA
None

CONTRA O DOPING

"Se você está trapaceando, você será pego, suspenso e multado", diz dono do UFC aos atletas

Lorenzo Fertitta disse que organização está na luta contra o doping de lutadores

postado em 07/10/2014 09:00 / atualizado em 04/11/2014 17:20

Redação /Superesportes

O UFC vem lutando insistentemente contra os lutadores dopados. Os testes surpresa são aplicados frequentemente para que os atletas não tentem burlar as leis das comissões atléticas e lutar com substâncias proibidas no corpo.

Vários atletas foram pegos recentemente no doping. O caso mais famoso foi o de Chael Sonnen, que caiu no exame por duas vezes, foi punido e acabou encerrando a carreira. Já Wanderlei Silva fugiu dos exames por receio de ser pego, acabou sendo punido e também encerrou sua gloriosa carreira.

Dirigente do UFC, Lorenzo Fertitta mandou um recado para os lutadores que tentam burlar as regras. “Nós aumentamos o nosso cerco as drogas. Um recado que mando aos atletas é que eles não tem para onde se esconder. Agora, estamos testando todos os lutadores dos cards. Costumávamos fazer testes aleatórios para alguns atletas do card. O próximo passo é fazer testes aleatórios nos 500 atletas que temos em nosso cast, várias vezes ao ano. Nós estamos mandando uma mensagem: ‘Se você está trapaceando, você será pego, suspenso e multado. Nós queremos que esse esporte seja limpo”, disse, em entrevista ao Portal MMA Weekly.

Mais um pego no doping

Na última semana, foi anunciado que Cung Le caiu no doping e o lutador foi suspenso por um ano. Agora, o polonês Piotr Hallman, que lutou no UFC Fight Night em Brasília, no mês de setembro, foi pego pelo exames por uso de esteroide anabolizante. Com isso, o lutador foi suspenso por nove meses e teve que devolver o prêmio de melhor luta da noite, no valor de US$ 50 mil.

Confira a íntegra do comunicado oficial da CABMMA:

A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) informa que todos lutadores foram submetidos aos exames de controle antidoping para detectar a presença de agentes anabólicos, diuréticos/agentes mascarantes, estimulantes e canabinóides no UFC Fight Night: Bigfoot vs Arlovski, realizado em Brasília/DF no dia 13 de setembro de 2014 . Quatro atletas foram selecionados aleatoriamente para testar eritropoietina (EPO) e níveis de hormônio de crescimento (Hgh).

O atleta Piotr Hallmann testou positivo por apresentar o esteróide anabólico drostanolona. Ele ficará suspenso por nove meses, retroativos à data da luta. Para obter novamente a licença de lutador profissional na CABMMA, o atleta precisará realizar novos testes de controle antidoping.

A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) realizou todos os testes em um laboratório credenciado pela WADA.

Tags: Lorenzo Fertitta doping ufc ufc