MMA
None

UFC 200

Brock Lesnar entra no programa antidoping para voltar ao UFC, mas como exceção na regra

Peso pesado foi liberado de testes aleatórios quatro meses antes de retornar

postado em 09/06/2016 08:12 / atualizado em 08/06/2016 22:18

Getty Images
Brock Lesnar retornará ao octógono no aguardado UFC 200, em 9 de julho, em Las Vegas, diante de Mark Hunt, no coevento principal e pelos pesos pesados. Ele já foi incorporado à política antidoping da organização, em parceria com a USADA, mas com uma regra mais branda que outros atletas. O gigante ex-campeão da divisão, se livrou da obrigação de se submeter aos testes quatro meses antes da volta, válida para os que se aposentam e decidem reaparecer na franquia.

De acordo com a política antidoping do UFC, os atletas que retornam da aposentadoria têm que notificar a organização quatro meses antes de voltar a pisar no octógono. Assim, eles ficam disponíveis para os testes aleatórios durante esse período. Mas há uma exceção na regra, previsto no próprio regulamento, que a franquia usou no caso de Brock Lesnar. Além de não ter tempo suficiente para se submeter aos exames, já que falta pouco mais de um mês para o evento em Las Vegas, o peso pesado só acertou o contrato na sexta-feira passada.

Brock Lesnar, no entanto, já está inscrito na USADA e disponível para fazer os exames antidoping dentro e fora do período de competição para a luta no UFC 200. Aos 38 anos e há cinco afastado do octógono, o gigante norte-americano só acertou contrato para participar da histórica edição na sexta-feira passada, quando foi liberado pela World Wrestling Entertainment, empresa de lutas coreografadas nos EUA, ao qual está vinculado. Com isso, o Ultimate Fighting Championship usou a regra de exceção para o programa antidoping.

"No dia 6 de junho de 2016, o peso-pesado do UFC, Brock Lesnar, foi registrado pela USADA no programa antidoping da organização. Como parte da política antidoping do UFC, o Ultimate pode garantir a um ex-lutador uma isenção à regra dos quatro meses de notificação por escrito em circunstâncias excepcionais ou quando a aplicação rigorosa dessa regra seja injusta para um atleta. Como o Lesnar competiu, pela última vez, em 30 de dezembro de 2011, muito antes da implementação da política antidoping do UFC, para os fins dessa política, ele está sendo tratado de forma semelhante a um novo atleta entrando na organização", explicou a franquia de MMA em comunicado enviado ao Yahoo Sports nos EUA.

UFC 200

9 de julho
T-Mobile Arena, em Las Vegas

Card
Daniel Cormier x Jon Jones - pelo cinturão dos meio-pesados
Brock Lesnar x Mark Hunt
Miesha Tate x Amanda Nunes - pelo cinturão peso galo
José Aldo x Frankie Edgar - pelo cinturão interino peso pena
Cain Velasquez x Travis Browne
Cat Zingano x Julianna Peña
Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Joe Lauzon x Diego Sanchez
Gegard Mousasi x Derek Brunson
Jim Miller x Takanori Gomi
Sage Northcutt x Enrique Marin
TJ Dillashaw x Raphael Assunção