MMA
None

ANTIDOPING

Brock Lesnar já foi testado pela USADA cinco vezes desde o anúncio do retorno no UFC 200

Peso pesado voltará ao octógono diante de Mark Hunt no histórico evento

postado em 21/06/2016 09:30 / atualizado em 21/06/2016 09:21

 Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Há duas semanas, o Ultimate Fighting Champinship anunciou que Brock Lesnar estava de volta e seria uma das principais atrações no UFC 200, em 9 de julho, em duelo diante de Mark Hunt, nos pesos pesados. Desde então, o ex-campeão já passou por cinco rodadas de exames antidoping aleatórios supervisionados pela USADA, que faz o controle dos lutadores da organização. Os resultados ainda não foram divulgados.

De acordo com atualização no site da USADA, Brock Lesnar já foi testado cinco vezes desde que entrou no programa antidoping do UFC, há duas semanas. O presidente de performance e saúde do Ultimate, Jeff Novitzky, informou ao site MMA Fighting que o peso pesado passou, pelo menos, por três procedimentos de controle do uso de substâncias proibidas. “Ainda há mais (exames) por vir antes do UFC 200”, declarou o dirigente.

Brock Lesnar teve o duelo contra Mark Hunt confirmado em 6 de junho. Três dias depois, o UFC anunciou que o lutador estava inserido no programa antidoping da USADA, mas teria o controle aliviado em relação aos demais e não foi testado com quatro meses de antecedência para a luta na edição de número 200, procedimento usual.

A organização justificou que Lesnar, vinculado à World Wrestling Entertainment (WWE), franquia de lutas coreografadas dos EUA, só foi liberado para acertar contrato com o UFC no começo de junho, o que inviabilizou o prazo de quatro meses para os exames antidoping. Além disso, a organização alegou que o peso pesado competiu pela última vez no octógono em dezembro de 2011, bem antes da implementação da política antidoping em parceria com a USADA.

Mark Hunt, por sua vez, não ‘engoliu’ a explicação do UFC para afrouxar a regra e disse ter a certeza de que Brock Lesnar estará dopado ‘até a raiz do cabelo’. Em recente declaração à Fox Sports na Austrália, o neozelandês classificou a atitude como ‘antiesportiva’.

UFC 200

9 de julho
T-Mobile Arena, em Las Vegas

Card
Daniel Cormier x Jon Jones - pelo cinturão dos meio-pesados
José Aldo x Frankie Edgar - pelo cinturão interino peso pena
Miesha Tate x Amanda Nunes - pelo cinturão peso galo
Brock Lesnar x Mark Hunt
Cain Velasquez x Travis Browne
Cat Zingano x Julianna Peña
Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Joe Lauzon x Diego Sanchez
Gegard Mousasi x Derek Brunson
Jim Miller x Takanori Gomi
Sage Northcutt x Enrique Marin
TJ Dillashaw x Raphael Assunção

Tags: antidoping usada controle exames testes UFC 200 Brock Lesnar peso pesado