MMA
None

UFC

Suspenso por doping, Jon Jones tem cinturão retirado pelo UFC pela segunda vez na carreira

'Bones' perde título interino e leva bronca de Dana: 'Maior desperdício de talento'

postado em 10/11/2016 13:31 / atualizado em 10/11/2016 14:17

Getty Images

Pela segunda vez na carreira, Jon Jones teve o cinturão dos meio-pesados retirado pelo Ultimate Fighting Championship. Suspenso por um ano devido ao caso de doping, ‘Bones’ foi destituído do posto de campeão interino da categoria, que conquistou com vitória sobre Ovince St. Preux, em abril deste ano.

O presidente do UFC, Dana White, explicou a decisão de cassar o título interino e criticou o comportamento de Jones fora do octógono. “Não faz sentido algum ele continuar sendo o campeão interino. Com tudo o que aconteceu com ele nos últimos tempos, Jon Jones não poderia continuar com o cinturão. Jon Jones estragou tudo em todos os aspectos e formas que uma pessoa poderia. O maior talento e o maior desperdício da história”, disparou o dirigente, em entrevista à ESPN.

Jon Jones foi flagrado por doping às vésperas da revanche contra Daniel Cormier, que valeria o cinturão unificado dos meio-pesados, no UFC 200, em julho. Ele acabou retirado do card e foi substituído às pressas por Anderson Silva, derrotado por DC em duelo que não teve título em disputa. Exames da USADA detectaram as substâncias que servem para mascarar o uso de esteróides, mas o lutador negou ter utilizado qualquer substância proibida.

Esta foi a segunda vez que Jon Jones acabou flagrado em exame antidoping - testou positivo por uso de cocaína em período considerado fora de competição, e o resultado só divulgado após a vitória na primeira luta contra Daniel Cormier, em 2015. Na ocasião, ele escapou de punição e apenas foi multado. Meses depois, Jones cometeu um acidente de trânsito em Albuquerque e fugiu do local sem prestar socorro. Como conseqüência pelos constantes problemas fora do octógono, Bones’ foi suspenso pelo UFC e perdeu o cinturão linear dos meio-pesados.

Sem nunca ter sido destronado dentro do octógono, Jon Jones ainda é o recordista em defesas de cinturão dos meio-pesados, com oito vitórias. O cinturão linear da categoria continua com Daniel Cormier, que o coloca em jogo contra Anthony Johnson, no UFC 206, em 26 de novembro, em Toronto. 

Tags: punicao cinturao ufc jon jones dana white