MMA
None

UFC

Caso de doping de Jon Jones é alvo de polêmica após exame de sangue

Teste feito logo depois da vitória sobre Cormier aponta resultado negativo

postado em 02/09/2017 08:02 / atualizado em 02/09/2017 17:49

AFP
Flagrado no doping em exame de urina feito um dia antes da luta contra Daniel Cormier no UFC 214, em Anaheim (EUA), na qual recuperou o cinturão dos meio-pesados, Jon Jones passou ileso por teste de sangue logo depois do confronto diante do maior desafeto. A informação do site MMA Fighting aumentou a polêmica sobre o novo episódio envolvendo ‘Bones’ e o uso de substâncias proibidas. 

A situação é no mínimo curiosa, já que Jon Jones foi pego com substância ilegal em teste aplicado pela Agência Antidoping dos EUA (USADA) depois da pesagem, na véspera do duelo contra Cormier. No dia 29 de julho, logo depois da vitória sobre DC, ‘Bones’, no entanto, passou sem problemas por exame de sangue realizado sob a supervisão do mesmo órgão, parceiro do UFC no controle dos atletas.
 
Jon Jones testou positivo para o esteroide turinabol, usado para ganho de massa muscular, na amostra de urina coletada na véspera do UFC 214. Logo depois da vitória por nocaute técnico sobre Daniel Cormier, ele passou por novo exame, dessa vez de sangue, que nada acusou. A polêmica sobre os resultados controversos foi levantada pelo empresário de ‘Bones’, Maiki Kawa, que chegou a pôr em dúvida o caso de doping. 

O manager disse ainda que Jon Jones foi testado nos dias 6 e 7 de julho, tendo colhidas amostras de urina e sangue, respectivamente, que não acusaram presença de substância proibida. “Jon passou pelos dois testes, não havia nada no corpo dele. Ele teria que ter tomado esse esteroide que eles dizem que ele usou por um tempo. Ele só tomou para o último teste?”, questionou o agente do lutador.

A Comissão Atlética da Califórnia, que regulamentou o evento em Anaheim, apura o caso de doping de Jon Jones. O diretor executivo do órgão, Andy Forster, admitiu a complexidade do episódio, principalmente pela controvérsia das amostras de urina e sangue. “Essa situação não faz sentido. O fato de não aparecer quando ele foi testado antes é uma indicação que não estava usando drogas naquele momento. Das duas uma: ele é descuidado ou um trapaceiro. Mas nenhum desses erros faz sentido”, declarou ao site MMA Junkie.

Jon Jones ainda não teve o cinturão cassado pelo UFC, que aguarda mais apurações sobre o caso de doping antes de uma definição. No ano passado, ‘Bones’ foi flagrado em teste antes da luta contra Daniel Cormier na edição de número 200, em Las Vegas. Ele foi suspenso por um ano e retornou justamente no duelo remarcado diante do maior desafeto, reconquistando o título. 

Tags: jon jones exame de sangue comissão atlética da califórnia ufc bones doping turinabol usada